Conselho de Coordenação e Comitê Executivo do Diálogo Florestal se reunem em Belo Horizonte

por | fev 10, 2011 | Notícias

Em 2011 o Diálogo Florestal inicia a sua terceira fase. Além de alguns avanços estruturais como a criação do Comitê Executivo (Espaço que reúne os secretários executivos do Fórum Nacional e dos Fóruns Regionais) a terceira fase, que irá até 2014, trabalhará com os seguintes temas prioritários:

1 – Conservação e silvicultura
2 – Legislação ambiental
3 – Florestas como vetor de desenvolvimento
4 – Florestas e mudanças climáticas
5 – Fomento florestal
6 – Florestas e Água

A reunião conjunta do Conselho de Coordenação e do Comitê Executivo, realizada na sede da Amda, em Belo Horizonte, nos dias 2 e 3 de fevereiro, detalhou as atividades do Plano de Trabalho para as ações estratégicas definidas no Encontro Nacional, ocorrido em 2010.

Entre as ações estratégicas estão: promover a troca de experiências entre os Fóruns Regionais, realizar seminários sobre os temas prioritários, promover o intercâmbio com outros fóruns setoriais, discutir e propor políticas públicas e aproximar e alinhar o Diálogo Florestal a outras instâncias ligadas ao setor florestal.

No Ano Internacional das Florestas, o Diálogo Florestal pretende contribuir especialmente com o aprofundamento da discussão sobre o valor das florestas como vetor de desenvolvimento sustentável, levando em conta as experiência acumulados pelas instituições que participam do Diálogo.

Também para abril de 2011 está previsto o lançamento do segundo volume da revista Cadernos do Diálogo, que tem como tema ” Os Frutos do Diálogo”, reunindo os principais resultados já alcançados nas fases I e II da iniciativa.