Diálogo Florestal divulga nota sobre abertura do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

por | dez 15, 2016 | Notícias

O Diálogo Florestal, iniciativa que integra empresas do setor de base florestal e organizações socioambientalistas, e que vem mostrando preocupação na regulamentação e implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – vide notas publicadas em 31 de julho de 2013 e 20 de abril de 2014 – reconhece como importante a transparência do CAR, como ferramenta fundamental para a regularização ambiental das propriedades rurais e à integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Conforme já salientado pelo Diálogo Florestal, por meio do CAR será possível planejar e regularizar os imóveis rurais para que produzam e ao mesmo tempo conservem a natureza, cumprindo sua função social/ambiental, prevista na Constituição. Além disso, será a base para o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O conhecimento público da forma atual de ocupação do solo brasileiro é uma informação que beneficia diversos setores. Trata-se de uma informação necessária à orientação de políticas públicas, ao desenvolvimento das diversas regiões do país, além de ser estratégica para o setor privado, uma vez que garante o controle de sua cadeia de produção e fornecimento.

O Diálogo Florestal destaca a abertura do CAR e externa novamente o seu compromisso em apoiar a implantação da nova lei florestal (Lei nº 12.651/2012), através de ações a serem executadas por parte de suas organizações.

12 de dezembro de 2016.

Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal

Cenibra, CMPC (RS), Fibria, Klabin, Suzano Papel e Celulose, Amda, Apremavi, Conservação Internacional, Instituto BioAtlântica, WWF Brasil