Diálogo Florestal inspira iniciativa na Argentina

por | set 27, 2013 | Notícias

O evento paralelo “Construindo Pontes entre o Setor Produtivo e Ambiental”, que aconteceu no dia 24 de setembro de 2013, na cidade de Puerto Iguazú, em Misiones, pode ter sido o pontapé inicial de um Diálogo Florestal na Argentina. O evento aconteceu durante o quarto Congresso Florestal Argentino e Latinoamericano e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

O evento paralelo teve o apoio da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e também discutiu a importância de uma maior estruturação do setor, a exemplo do que ocorre no Brasil. Luiz Cornacchioni, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), também representante da Bracelpa no evento, falou sobre este tema. Segundo os representantes da Associação Florestal Argentina (Afoa), na Argentina o setor é bastante diverso e está precisando implantar ferramentas que oportunizem discussões e encaminhamentos conjuntos.

Natalia Canova, da Bracelpa, informou que as empresas argentinas também estão interessadas em iniciar uma agenda comum com o Brasil, sobre plantações.

Miriam Prochnow, secretária executiva do Diálogo Florestal, falou sobre a experiência brasileira, um pouco do histórico, princípios, conquistas e desafios. O público presente se mostrou muito interessado em discutir uma iniciativa parecida na Argentina.

As empresas tem interesse num maior engajamento com as ONGs e vêem o Diálogo Florestal como bom exemplo, questionando sobre qual seria a melhor abordagem para dar o pontapé inicial: regionalmente ou iniciativas nacionais.

Manuel Jaramillo, Coordenador do Programa Selva Paranaense, da Fundación Vida Silvestre Argentina, falou que as ONGs deverão realizar um debate sobre a possibilidade de iniciar um Diálogo Florestal na Argentina, com brevidade, mas também com toda a cautela e cuidado que o processo merece. Talvez exista a possibilidade de uma primeira reunião já em novembro deste ano.

O Diálogo Florestal brasileiro está à disposição para auxiliar no que for preciso.