Diálogo Florestal participa de evento da NGP no Brasil

por | abr 24, 2014 | Notícias

Criada em 2007, pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a  plataforma global NGP (Nova Geração de Plantios) é um espaço que promove o aprendizado sobre como melhorar o manejo de plantações por meio de experiências reais e influenciar os outros a seguir bons exemplos. A NGP reúne empresas florestais e alguns órgãos governamentais que controlam e regulam plantações.

A NGP não é uma norma que garante que os requisitos específicos foram cumpridos. É uma visão e um conceito que evolui à medida que o conhecimento e a experiência crescem. Os participantes melhoram as suas próprias práticas de plantio com a ajuda dos bons exemplos uns dos outros. Também usam os requisitos da certificação do Forest Stewardship Council (FSC) no manejo de suas plantações. As empresas que participam da NGP têm quase 100% de suas plantações certificadas de acordo com os padrões do FSC.

A plataforma NGP procura promover e influenciar o manejo de plantações para além dos participantes, compartilhando informações e liderando pelo exemplo, para uma visão em que as plantações florestais contribuam positivamente para o bem-estar das comunidades locais e trabalhem em harmonia com os ecossistemas naturais.

O trabalho é realizado basicamente através de visitas de estudo, workshops e conferências, que são momentos para compartilhar conhecimentos e experiências.

Uma dessas visitas de campo aconteceu no Mato Grosso do Sul, na semana de 7 a 11 de abril de 2014 e teve como tema a integração entre o planejamento do uso do solo e as práticas florestais e agrícolas. O objetivo foi de ver como as plantações podem olhar para além dos limites da floresta para ter um impacto positivo sobre a paisagem natural e sócio-econômico circundante. As visitas de campo, apresentações e reuniões proporcionaram contato com agricultores, produtores comunitários de pequena escala, apicultores e a indústria do carvão e do aço.

A visita de estudo foi organizada pelo WWF-Brasil e Fibria e contou com o apoio do Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul. O Diálogo Florestal teve a oportunidade de apresentar sua experiência de quase 10 anos de existência. A apresentação foi feita por Juliana Griese, secretária executiva do Fórum Florestal São Paulo. Benedito Mario representou o Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul.

O Diálogo Florestal deve manter e aprofundar o intercâmbio com a plataforma NGP.