Diálogo Florestal realiza reunião no MS

por | ago 17, 2011 | Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul

Representantes do Diálogo Florestal participaram no dia 04 de agosto de 2011, de reunião realizada em Campo Grande (MS), coordenada pelo WWF, para discutir a possibilidade de se instalar no estado um Fórum Regional.

A reunião foi realizada na sede da Repams e SOS Pantanal e contou com um dia inteiro de debates entre representantes de Ongs, empresas e outras entidades ligadas diretamente ao setor florestal do Estado de MS.

Após uma apresentação sobre o que é e como funciona o Diálogo Florestal, feita por Miriam Prochnow e Giovana Baggio, os participantes discutiram os temas relacionados à silvicultura no MS e a sobre a pertinência e intenção da construção e implantação do diálogo florestal regional no estado.

Segundo Julia Boock, que coordenou a reunião, os principais encaminhamentos foram:

I – Todo os presentes demonstraram interesse em iniciar reuniões locais do diálogo florestal em MS.

II – Dentre os principais temas ligados a questão florestal no MS foram destacados: Zoneamento Ecológico Econômico; Planejamento de Paisagem (áreas prioritárias); Carvão Vegetal; Expansão do setor do MS e outros estados e países de influência; Gestão de Bacias; Compensação de Reserva legal e normativas para adequação ambiental: Áreas protegidas; Recuperação/restauração; Uso múltiplo da floresta; Comunidade e cadeia produtiva; Turismo.

III – Próximas atividades: Enviar carta de apresentação para todos os integrantes do plano estadual de florestas de MS; Marcar reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente de MS para apresentar a iniciativa do Diálogo Florestal; Discutir carta convite e de adesão= convite oficial; Definição de apoio.

IV – Definição da próxima reunião para a primeira semana de Outubro de 2011, preferencialmente dia 3 ou 5 de Outubro de 2011 (segunda ou quinta feira) no auditório da Embrapa Gado de Corte ou Museu Dom Bosco.

Pelos resultados alcançados, parece certa a instalação desse novo Fórum Regional.