Diálogo Florestal vai continuar e deve se aproximar de outros setores

por | abr 2, 2014 | Notícias

Os 47 participantes do IX Encontro Nacional do Diálogo Florestal, reunidos em Viamão (RS), de 25 a 27 de março de 2014, decidiram por unanimidade que a iniciativa deve continuar e que uma das ações prioritárias é a aproximação com outros setores. A aproximação com outros setores tem como objetivo o intercâmbio de ações e a discussão de agendas e temas comuns.

Um dos temas que deve ser de interesse de todos é a implantação da nova lei florestal, em especial o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR, segundo o entendimento dos integrantes do Diálogo Florestal, é a ferramenta ideal para o planejamento de paisagens, visando a manutenção dos serviços ecossistêmicos e com eles a manutenção e garantia da qualidade das atividades desenvolvidas pelos setores. O planejamento integrado das diversas atividades também será fundamental para a definição das ações necessárias à adaptação às mudanças climáticas, que segundo o recente estudo do IPCC,divulgado em 31 de março de 2014, serão graves e irreversíveis.

O Diálogo Florestal deverá enfatizar o apoio à implantação imediata do CAR. Um documento neste sentido já foi publicado em julho de 2013.


A abertura do evento foi feita por Maurem Alves da CMPCRS e Káthia Monteiro do Instituto Augusto Carneiro, seguida de uma sessão de retrospectiva das atividades do Diálogo feita por Miriam prochnow. Foto: Beto Mesquita.

A avaliação dos quase 10 anos de existência do Diálogo Florestal mostrou como destaque positivo que a aproximação entre empresas do setor florestal e organizações ambientalistas já produziu uma série de resultados, em especial a resolução de conflitos locais onde existe a atividade da silvicultura e também contribuiu com ações concretas na conservação da biodiversidade. Alguns dos resultados podem ser conferidos nas edições dos “Cadernos do Diálogo”. Como desafio ainda a ser enfrentado está a constante busca por mais resultados, bem como uma ênfase maior para influenciar políticas públicas. Também devem ser intensificadas as ações de divulgação e comunicação do Diálogo junto à sociedade como um todo.

No encontro também foram apresentados o processo de atualização dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGIs), dos Princípios e Critérios do FSC e a iniciativa Brasil Florestas Sustentáveis coordenada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Foi realizado também o primeiro debate sobre Árvores Transgênicas. A apresentação do tema foi feita pelo professor Giancarlo Pasquali  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e por Eugenio Cesar Ulian da FuturaGene. Baseado em pesquisas realizadas, já existe na CTNBio o primeiro pedido de plantio comercial de eucalipto transgênico no Brasil. O tema continuará em debate nos Fóruns do Diálogo Florestal.

O encontro contou com o apoio do Instituto Augusto Carneiro, da CMPCRS e da Stora Enso.

O relato do encontro e as apresentações encontram-se em anexo.

Abaixo, momentos da plenária. Fotos: Miriam Prochnow