Empresas florestais apresentam no Fórum Paulista seus procedimentos para uso de agroquímicos

por | maio 6, 2011 | Fórum Florestal Paulista

O uso de agroquímicos em reflorestamento foi um dos temas debatidos por entidades ambientais e empresas florestais durante o 11º encontro do Fórum Florestal Paulista, que acontece no dia 14 de abril, no Núcleo de Educação Ambiental da Fibria, em Santa Branca.

A Fibria demonstrou os procedimentos de Monitoramento, Gestão e Registros para aplicação dos Produtos Químicos com foco claro na busca de otimização e redução do uso nos plantios, partindo desde caracterização do solo, micro planejamento, preparo do solo, aplicação e monitoramento. Já a Suzano apresentou as Diretrizes para Aplicação de Herbicidas em seus plantios, focando a saúde do trabalhador legislação trabalhista que deve ser seguido por todas as empresas, a NR31 que aborda desde o uso de Equipamento Proteção Individual- EPI até sua higienização, acomodação e descartes.(vejam as apresentações em anexo)

Outro tema em destaque foi a apresentação do Plano de Ação Nacional para a conservação dos Muriquis, oficialmente aprovado por meio da portaria nº 87, de 27 de agosto de 2010, pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Uma das metas do plano para conservação dos muriquis é desenvolver estratégias de educação ambiental. O planejamento estratégico de educação ambiental será construído de maneira conjunta pelas organizações, em 2011, por meio do mapeamento que será realizado por instituições.  As ações do Plano deverão ser concluídas em agosto de 2015.

Aconteceu também o processo eleitoral para a escolha do próximo Secretario Executivo, sendo que o escolhido, para o biênio 2011 a 2013, foi o Instituto Eco-solidário que será representado por Marcos Fernandes da Costa, que já vinha desempenhando esta função.

Confira também no anexo o relatório completo da reunião.