Encontro do Fórum Florestal Gaúcho aconteceu durante a Feira da Floresta

por | maio 16, 2011 | Fórum Florestal do Rio Grande do Sul

No dia 5 de maio de 2011, ocorreu em Gramado, durante a 3a Feira da Floresta, encontro do Diálogo Florestal RS, contando com a participação de duas novas empresas e visitantes de outros fóruns regionais.

Além de apresentar os resultados da última reunião do Conselho de Coordenação e Comitê Executivo do Diálogo Florestal, realizado em Belo Horizonte (MG) no mês de fevereiro, divulgou-se a publicação Frutos do Diálogo para todas as organizações presentes.

O encontro foi pautado pela discussão de estratégias para aumentar a participação de ONGs e empresas de outros segmentos além do setor de celulose e papel.

O grupo discutiu também as ações junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) para avançar no tema “Medidas Compensatórias da silvicultura versus Sistema Estadual de Unidades de Conservação”, no intuito de assegurar a destinação e gestão adequada de recursos para locais relevantes dentro das áreas de influência dos empreendimentos.

Houve também uma apresentação do Competepinus, programa coordenado pela Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR) com o objetivo de promover melhorias técnicas, ambientais e adequações legais nos plantios de Pinus no Estado.

Os encontros voltam a ter periodicidade definida e a próxima reunião ocorrerá no final de junho, em Porto Alegre.