Encontro do fórum São Paulo discute agrotóxicos e transgênicos na APA Botucatu

por | jun 9, 2014 | Fórum Florestal Paulista

O Fórum Florestal de São Paulo se reuniu nos dias 19 e 20 de maio, na sede da FEPAF em Botucatu, tendo como pauta a parceria com o FSC-Brasil, agrotóxicos e transgênicos do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Botucatu (APA Botucatu), o Projeto Corredores do Vale do Paraíba, a implantação do Código Florestal e a situação do Protocolo Agroambiental Florestal.

O encontro contou com a participação de 11 representantes de organizações da sociedade civil, sendo 5 ongs atuantes na APA Botucatu; 11 das empresas florestais, incluindo a associação Ibá e o PCCF-IPEF; 3 de instituições de ensino e pesquisa e 3 do poder público.

No encontro, o FF-SP e o FSC-Brasil reafirmaram a parceria e complementariedade de ambas as instâncias, programando ações conjuntas para divulgação das atividades e um workshop sobre certificação FSC direcionado às instituições do 3º setor.

O dia 19 à tarde foi dedicado à busca de esclarecimentos e entendimentos sobre as regras do Plano de Manejo da APA Botucatu relativas à restrição no uso de agrotóxicos e transgênicos e que, por proposta da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), foram excluídas do mesmo pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo. Durante este momento houve uma excelente palestra e conversa com o Prof. Dr. Paulo Kageyama (Esalq/Usp).

O FSC-Brasil apresentou como estas questões são tratadas pela certificação. As empresas e ONGs também tiveram a oportunidade de expor suas idéias, dúvidas e posicionamentos sobre o assunto, o que levou a um primeiro entendimento: o envio de uma moção ao Consema solicitando agilidade e transparência no funcionamento do Grupo de Trabalho que será criado para discutir melhor a questão.

Além de dar continuidade ao diálogo sobre o assunto, todos se comprometem com a agenda positiva da APA Botucatu e levantaram a importância de envolver outros setores agrícolas na discussão.

No segundo dia, após um passeio pela Cuesta de Botucatu e uma inspiradora apresentação da Associação Corredores do Vale do Paraíba sobre o projeto corredores, o fórum deu continuidade ao diálogo e ações sobre o Protocolo Agroambiental Florestal e Cadastro Ambiental Rural, aproveitando a presença da representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Isabel Barcellos.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.