Encontro multisetorial identifica sinergias para a conservação do Jaguari

por | abr 13, 2016 | Fórum Florestal Paulista

No último dia 05 de abril, 27 instituições, entre elas ONGs, empresas, organizações do Poder Público Municipal, Estadual e Federal e Universidades, representadas por 48 pessoas, dialogaram e identificaram conexões e sinergias para a Conservação da Água e Biodiversidade na Bacia do Rio do Peixe (Jaguari), em São José dos Campos/SP, manancial estratégico para o abastecimento da grande São Paulo e Rio de Janeiro.

No encontro, o 25º do Fórum Florestal Paulista, as instituições puderam apresentar seus projetos e ações para o manancial. Foram 17 projetos apresentados que subsidiaram o trabalho de identificação de conexões, estabelecimento de responsabilidades e próximos passos. Além das atividades propostas, o encontro favoreceu conversas sobre parcerias e ações conjuntas.

No final, ficou evidente que o movimento para o trabalho conjunto na região é forte e tem um grande potencial de aumentar ainda mais. Ficaram estabelecidas conexões para o Planejamento Territorial na bacia, a Gestão de Fragmentos e Conectividade. Um grupo que conversou sobre Biodiversidade elencou a jacutinga, muriqui e sagui-da-serra-escuro como espécies bandeira para região e já determinou a realização de próximos encontros específicos para tratar do assunto. Ainda outros três grupos conversaram sobre Água, Educação Ambiental e Cadeias Produtivas Florestais. Os resultados estão sendo sistematizados pela equipe do IPPLAN que, gentilmente e de maneira bastante motivada, conduziram os trabalhos durante o encontro. Em breve as conexões e encaminhamentos identificados estarão disponíveis no site do Diálogo Florestal.

Instituições participantes do XXV Encontro do Fórum Florestal Paulista

Associação Corredores do Vale do Paraíba (ACVP)

Associação Pró-Muriqui

CESP

Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS)

Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN-SMA)

Eucatex

Fazenda da Serra

Fibria

Floresta Brasil

Fundação Florestal – APA de São Francisco Xavier

Grupo Consciência Ecológica (GCE)

Imaflora

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – APA Mananciais do Paraiba do Sul

Instituto Coruputuba

Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IPPLAN)

Instituto Etno

Instituto Itapoty

Instituto Refloresta

Instituto Suinã

Klabin

Muriqui Instituto de Biodiversidade

Prefeitura de São José dos Campos (SEMEA e SPU)

SAVE Brasil

Sub-Prefeitura de São Francisco Xavier

Suzano Papel e Celulose

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

WWF

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.