Fórum Florestal Bahia escolhe novo secretário executivo e aprova Plano de Ação

nov 28, 2018 | Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia, Notícias

Em reunião realizada nos dias 08 e 09 de novembro, na Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália), os membros do Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia escolheram o novo secretário executivo que irá coordenar o colegiado no biênio 2019/2020. O engenheiro florestal Márcio Braga irá substituir o atual secretário, o pedagogo Oscar Artaza. A seleção para a secretaria executiva contou com 8 concorrentes. Deste total, dois candidatos e uma candidata foram pré-selecionados pela comissão de avaliação de currículos para apresentarem seu plano de trabalho para a plenária, que elegeu por fim Márcio Braga.

Na reunião, última de 2018, também foi escolhido o Instituto de Apoio e Proteção Ambiental – IAPA para sediar e administrar os recursos financeiros do Fórum Florestal Bahia no próximo biênio. No momento, a administração financeira está a cargo da ONG Garça Branca da Ilha de Itaparica – Manguezal Meu Quintal.

Entre os demais assuntos constantes da pauta, destaque para o fechamento do Plano de Ação 2018 – 2023, que irá nortear os rumos do Fórum Florestal Bahia. O Plano está subdividido em 3 grandes temas: Tema 1 – Mosaicos florestais sustentáveis e Água (rio e mar); Tema 2 – Relação dos povos indígenas, comunidades tradicionais, vilas rurais e comunidades isoladas com os recursos naturais; Tema 3 – Recuperação e melhores práticas para áreas produtivas (silvicultura além de celulose, atividades agropecuárias, turismo e urbanização, dentre outras). Os três grandes temas são formados por 8 objetivos e 23 atividades que orientarão os trabalhos do Fórum Florestal pelos próximos anos.

A reunião ainda contou com a apresentação das receitas e despesas com posterior aprovação pela plenária da respectiva prestação de contas.

E a empresa GEOPIXEL, vencedora do edital para realização da III fase do Programa de Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal do Extremo Sul da Bahia, apresentou à plenária o plano de trabalho e o status atual do projeto.

Finalizando o encontro, foi definida a agenda de reuniões plenárias de 2019:

Março: Dias 21 e 22

Maio: Dias 09 e 10

Agosto: Dias 08 e 09

Novembro: Dias 07 e 08

Por fim, a plenária aplaudiu e agradeceu Oscar Artaza por sua brilhante contribuição ao Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia. Foram cerca de 4 anos dedicados à este que é o primeiro dos Fóruns do Diálogo Florestal no Brasil.

Autor: Márcia Marcial e Oscar Artaza.