Fórum Florestal Capixaba tem nova liderança e discute caminhos futuros

dez 21, 2018 | Fórum Florestal do Espírito Santo, Notícias

Dia 11 de dezembro de 2018 o Fórum Florestal Capixaba se reuniu após um período de inatividade para discutir a continuidade do Fórum e próximos passos.

O CEDAGRO, representada por Gilmar Dadalto, foi eleito como nova secretaria executiva do Fórum Florestal Capixaba. O Fórum iniciou suas atividades em 2008 tendo como coordenação o Ipema (Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica), seguido do IBIO (Instituto Bioatlântica).

Dentre as realizações do Fórum Florestal Capixaba até hoje ressalta-se a contribuição para elaboração de diretrizes e normas do fomento florestal, do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), proposição de mudanças na nova lei florestal do ES, oficialização de resultado do estudo de Regeneração Natural de florestas ambientais no IDAF como método simples, eficiente e econômico de restauração florestal e cumprimento da legislação, entre outras.

 

Plano de Ação 2019

Na ocasião foram discutidos elementos do plano de ação de 2019, que incluem o fortalecimento das ONGs participantes do Fórum Capixaba com ações como treinamentos para captação de recursos, troca de experiências com outras ONGs; a participação em fóruns, conselhos e câmaras, em linha com os temas prioritários elencados. O trabalho de levantamento de temas prioritários realizado anteriormente será considerado e discutido ao longo das próximas atividades.

O plano de ação será discutido à distância com base na proposta a ser apresentada pelo CEDAGRO e a aprovação se dará na próxima reunião do Fórum.

 

Temas para próximas reuniões

  • Apresentação do estudo Frutos da Mata Atlântica pelo CEDAGRO;
  • Apresentação por algumas instituições como o Sebrae-ES, Senar-ES, Incaper sobre ações que realizam relacionadas ao tema florestal;
  • Desenvolvimento de trabalho relacionado ao planejamento de paisagem, onde seria escolhida uma Micro bacia do rio Itaúnas;
  • Apresentação e discussão sobre o programa de integração entre empresas e produtores rurais – fomento florestal;
  • Regimento interno para o Fórum Capixaba.

 

A próxima reunião do Fórum deverá ser realizada no mês de março de 2019.

 

Participaram da reunião a Associação Ecológica Força Verde –  Celso Maioli, Vale S.A. – Ernesto Seiji Sakai, Fíbria S.A – Tathiane Sarcinelli, Suzano – Yugo Matsuda, INCAPER/SEAG – Pedro Arlindo O. Galveas, FAES –  Murilo Pedroni, Instituto Nacional da Mata Atlântica – Felipe Morais Santos, Instituto Terra – Isabella Salton, CEDAGRO – Gilmar Gusmão Dadalto, Seama/Reflorestar – Marcos Sossai e Thiago Belote Silva – Consultor Convidado (Ex. Secretário Executivo do Fórum).

Autora: Fernanda Rodrigues, com informações do relatório elaborado por Murilo Pedroni.