Fórum Florestal da Bahia lança publicação sobre os 10 anos de atuação

por | nov 23, 2015 | Fórum Florestal da Bahia

A 55ª reunião ordinária do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, que aconteceu de 18 a 20 de novembro de 2015, em Porto Seguro, celebrou os 10 anos do Fórum Regional e do Diálogo Florestal nacional.

Na pauta, além de temas como: apresentação do resultado do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da área do recuo do litoral de Mucuri; apresentação do controle de pragas e doenças nos plantios de eucalipto e apresentação dos resultados finais da 2ª etapa do Monitoramento da Cobertura Vegetal nos municípios de influência da Veracel; foi feito o lançamento do caderno comemorativo dos 10 anos do Fórum Florestal da Bahia e do Diálogo Florestal.

A publicação é o volume 7 da série Cadernos do Diálogo: 10 Anos de Diálogo Florestal – a experiência do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia.

O caderno está dividido em cinco capítulos:
I – A silvicultura e o sul e extremo sul da Bahia.
II – O Fórum Florestal.
III – Avanço do Diálogo – Os acordos.
IV – Desafios para o futuro.
V – Dez anos do Diálogo Florestal – o fórum nacional e os outros fóruns regionais.

Segundo Oscar Artaza, secretário executivo do Fórum Bahia e um dos organizadores do caderno, a publicação não é apenas uma forma de celebrar os 10 anos, mas acima de tudo, uma forma de prestar contas à sociedade: “entre altos e baixos, esses 10 anos têm representado muito mais que conversas e discussões entre organizações da sociedade e empresas do setor de celulose e papel. Têm representado acordos e resultados concretos que têm beneficiado tanto o meio ambiente quanto famílias que vivem no entorno das plantações florestais. Nosso desafio é consolidar as conquistas realizadas e visualizar uma fomra de construir um novo modelo de ocupação do território, no qual possam conviver de forma harmônica outras atividades econômicas”, ressalta Oscar.

A publicação está disponível para download aqui. O relato da reunião está sendo organizado e será disponibilizado assim que possível.