Fórum Florestal de Mato Grosso do Sul debate novo ciclo de atividades

por | set 28, 2016 | Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul

Com apoio do WWF Brasil, o Fórum Florestal de MS realizou uma reunião de ‘Aproximação do Diálogo Florestal’ em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 10 de agosto, para aplicação de metodologia – consulta participativa e a realização de palestras, com base nos temas prioritários e temas de interesse do público do Fórum Florestal de MS.

Para o ano de 2016 observou-se a necessidade de iniciar um novo ciclo de reuniões do Fórum Florestal de MS na região de Três Lagoas, com foco na integração de novos atores locais sociais e ambientalistas. Durante a reunião os participantes assistiram as palestras dos projetos: ‘Pesquisa de Tamanduá e Tatu Canastra’, ministrado pelo pesquisador Arnaud L.J. Desbiez; ‘Programa Água Brasil’ e novo ciclo, com a bióloga e responsável técnica pelo projeto Flávia Acceturi; e, para finalizar a palestra ‘Zonemanento Ecológico Econômico – (ZEE)’ com Geógrafo Fábio Martins Ayres.

Na ocasião foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pelo Fórum Florestal Nacional, por meio de vídeo documentário, além do repasse de informação quanto ao ‘Encontro Nacional do Diálogo Florestal’, que ocorrerá em Vitório, Espirito Santo, em novembro de 2016.

Como desdobramento da reunião de aproximação estão previstas as atividades de ‘Dia de Campo na Bacia do Córrego Guariroba, com finalidade de conhecer os resultados da restauração que realizam nesta bacia a ser realizada no mês de setembro de 2016; realizar aproximação com projeto ‘Tatu Canastra’ para a divulgação das atividades de pesquisa do projeto junto dos colaboradores das empresas que participam do Fórum Florestal do MS, a fim de divulgar e sensibilizar quanto a conservação de ‘espécies bandeiras’ em rodovias no MS; e a realização de uma reunião de no município de Três Lagoas, MS com possíveis em outubro de 2016, com intuito de definir um projeto que incentive e engaje o grupo no setor Florestal de MS.

Mato Grosso do Sul tem concentrado esforços na diversificação de sua base econômica e as florestas plantadas surgiram como excelente opção para o estado, ampliando a dinâmica da economia regional, fomentando a recuperação de áreas degradadas, garantindo a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas, além de ter incrementando os ganhos do pequeno e médio produtor rural.

O WWF-Brasil atua com a pauta florestal a nível local desde 2011, por meio da participação e liderança de um grupo de trabalho ligado ao Diálogo Florestal Nacional. Seu objetivo é trabalhar em prol da conservação ou preservação da vegetação nativa remanescente prioritariamente no bioma Cerrado no estado de MS.