Fórum florestal de Mato Grosso do Sul lança publicação sobre o setor

por | dez 17, 2015 | Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de mostrar as ações que promovem o desenvolvimento sustentável, os desafios, as oportunidades do setor florestal e as histórias de empreendedores que cresceram com adoção de boas práticas em Mato Grosso do Sul foi lançada no dia 9 de dezembro de 2015, em Campo Grande, a oitava edição do “Cadernos do Diálogo”.

O lançamento da publicação “Fórum Florestal de Mato Grosso do Sul: desafios e oportunidades”, uma iniciativa do WWF-Brasil, Reflore, Fibria e Eldorado Brasil, aconteceu durante o evento de comemoração dos 10 anos da Associação sul-mato-grossense de produtores e consumidores de florestas plantadas (Reflore/MS).

Comemoração dos 10 anos da Reflore. Foto: Arquivo WWF-Brasil.

No encontro, que reuniu representantes do governo, do setor florestal e da sociedade civil, o coordenador do programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, Julio Cesar Sampaio, apresentou dados sobre o trabalho da organização não governamental na região e, ainda, as ações que envolvem o setor florestal no Brasil e no mundo.

Ele destacou o Relatório Florestas Vivas, um estudo da Rede WWF que visa catalisar o debate sobre o papel e o valor das plantações florestais até 2020, em um mundo onde a humanidade terá que adequar o seu modo de vida aos limites ecológicos do planeta. “O nosso ritmo de consumo impacta o ritmo de produção. Uma reflexão sobre o setor produtivo e a sociedade civil com a construção de um diálogo é necessária para encontrar as soluções para os desafios“, ressaltou Sampaio.


Apresentação de Julio Cesar Sampaio. Foto: Arquivo WWF-Brasil.

Neste contexto, este Fórum composto de diversas organizações, surgiu no Brasil para facilitar a interação entre representantes do setor florestal e da sociedade civil, criando uma visão de objetivos comuns para discutir os desafios. No Mato Grosso do Sul esta plataforma teve início com o WWF-Brasil, por meio da iniciativa chamada de Diálogo Florestal, e agrega várias entidades que visam discussões no âmbito social, econômico e ambiental“, completou o coordenador do WWF-Brasil.

Segundo Fábio de Paula, coordenador de licenciamento ambiental da Eldorado Brasil, “num cenário de mudanças climáticas globais, cientistas, empresários e ambientalistas apontam as florestas plantadas como um dos mais importantes vetores para a promoção do desenvolvimento sustentável do país, dessa forma evidencia-se ainda mais a importância de um Fórum como o Diálogo Florestal no Mato Groso do Sul, ao somar forças e propósitos para inovar com olhar no futuro“.

Na ocasião, Moacir Reis, presidente da Reflore, destacou os resultados positivos nestes 10 anos de Reflore e a importância em aproximar a sociedade, o setor florestal e o meio ambiente.

Publicação

“Fórum Florestal de Mato Grosso do Sul: desafios e oportunidades” é uma publicação que traz o desenvolvimento econômico, as fontes de energia, o planejamento territorial e a conservação ambiental que envolvem o setor.

Para Tomás Dandrea Balistiero, gerente geral Florestal da Fibria em Mato Grosso do Sul, o material lançado contribuiu para um diálogo construtivo capaz de reunir partes interessadas como, por exemplo, o governo, a sociedade civil e organizações para entender um pouco mais sobre o que é o setor florestal e como esta atividade pode gerar valor a sociedade com base em aspectos ambientais, sociais e econômicos. Ele destacou ainda a importância de ter o WWF-Brasil como protagonista neste processo por ser uma instituição de grande credibilidade e com ampla experiência ao redor do mundo neste tipo de iniciativa.

O material está disponível para download.