Fórum Florestal de São Paulo se reúne para discutir realizações e caminhos futuros

dez 19, 2018 | Fórum Florestal Paulista, Notícias

O Fórum Florestal de São Paulo (FF SP) realizou no dia 13 de novembro de 2018 sua XXVII reunião, que ocorreu na sede da Ibá, em São Paulo. Representantes de empresas florestais e organizações não governamentais se reuniram para discutir temas de interesse do Fórum Florestal.

Na ocasião foi apresentado e aprovado o balanço das atividades do ano de 2018, incluindo a) diversas representações que a Secretaria Executiva efetuou em eventos estaduais, nacionais e internacionais, disseminando a missão, objetivos e tópicos em desenvolvimento e ou consolidados pelo FF SP; b) balanço financeiro; c) outras atividades da secretaria executiva.

O Instituto Itapoty apresentou o projeto Gigante Guarany, visando a restauração das matas ciliares na região de Itatinga-SP, e interfaces adicionais em temas de controle populacional do javali.

Foi acordada a realização de um seminário para promover uma discussão mais profunda sobre os temas de interesse do FF SP, em especial: ações em curso no contexto da restauração florestal em São Paulo, plantações na paisagem, o Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue), serviços ecossistêmicos e Plano de Ação Nacional Primatas da Mata Atlântica. Além disso, na oportunidade do Seminário deverão ser discutidos e redefinidos os objetivos e atividades do Fórum Florestal Paulista para os próximos anos.

Foi discutido também o nível de participação de ONGs e empresas e as possibilidades para o incremento da representatividade dos dois setores para o próximo ano e a necessidade de uma nova abordagem para o Diálogo Florestal Paulista.  Foi articulada o incremento da interface entre o FF SP com outros fóruns regionais do Diálogo Florestal, em especial com Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina e o FSC.

Autoria e fotos: Mauricio Talebi. Colaboração: Fernanda Rodrigues.