Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia lança novo edital para Monitoramento da Cobertura Vegetal na Bahia

por | abr 11, 2018 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

Tendo como objetivo principal dar continuidade ao Programa de Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal do Extremo Sul da Bahia. O Fórum Florestal torna público o interesse em contratar um novo processo de monitoramento da cobertura vegetal em 21 municípios do extremo sul e dois municípios do sul.

Este Programa, que teve início em 2010, está iniciando assim sua terceira fase, buscando oferecer para a região uma base de dados confiável e em escala compatível com as diversas necessidades regionais, sejam estes para o planejamento da paisagem, ordenamento territorial, conservação, proteção e, educação ambiental, dentre outros possíveis usos.

Os sistemas de monitoramento geram dados valiosos, que auxiliam a tomada de decisões, contribuindo assim para a gestão e a fiscalização dos recursos florestais e a consequente manutenção da biodiversidade, sendo ferramenta indispensável para a adoção de políticas públicas para a conservação e preservação dos recursos naturais. As informações geradas pelo estudo serão disponibilizadas em formato de mapas em ambiente web, com acesso gratuito, e atualizadas a cada três anos.

É objeto de concorrência a seleção da melhor proposta técnica e comercial para este monitoramento.

Estão habilitadas para participar deste edital organizações sem fins lucrativos, institutos de pesquisa, universidades e empresas, individualmente ou por meio de consórcios ou acordos de parceria estabelecidos entre estas. Os candidatos deverão demonstrar conhecimento da região de monitoramento, principalmente no que se refere às fisionomias da vegetação e à dinâmica do uso do solo regional.

As propostas deverão ser encaminhadas até 17 horas do dia 10 de maio de 2018, por meio de mensagem eletrônica para o endereço de e-mail apoioadmfflorestal@gmail.com

Autor: Oscar Artaza.