Fórum Florestal do Rio Grande do Sul retoma atividades em março

por | fev 27, 2012 | Fórum Florestal do Rio Grande do Sul

O Fórum Florestal do Rio Grande do Sul reiniciará as atividades de 2012 no dia 6 de março, com uma série de pontos de discussão já definidos. Entre as novidades para este novo ano, está prevista a estruturação da secretarua executiva com a contratação de profissional, em tempo parcial, para articular contatos, organizar agendas e consolidar o Diálogo Florestal com a inclusão de novas organizações não-governamentais (ONGs) e empresas. Os temas da pauta anual foram definidos ainda em 2011 pelo grupo, em encontro realizado no mês de Dezembro.

Na agenda de 2012, está o acompanhamento as ações realizadas no âmbito do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc), com o objetivo de contribuir e influenciar a Secretaria Estadual do meio Ambiente (Sema) na otimização do uso dos recursos relativos às medidas compensatórias dos empreendimentos de silvicultura no Rio Grande do Sul. Também constam da pauta o acompanhamento do processo de revisão do Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS) junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a publicação de uma cartilha informativa sobre a expansão e o controle da dispersão do Pinus no RS.

Na última reunião de 2011, foram apresentados pontos do encontro nacional do Diálogo Florestal, realizado em Brasília, com representações de nove grupos. Foi abordado o posicionamento do Diálogo Florestal sobre o novo Código Florestal e o interesse do FSC Brasil (certificação florestal) em se aproximar do Diálogo Florestal por reconhecê-lo como uma instância relevante para o debate de aspectos ligados à atividade.

O último encontro de 2011 foi finalizado com a apresentação do trabalho Identificação de Áreas de Alto Valor de Conservação da Celulose Riograndense. O trabalho foi submetido à avaliação de pesquisadores convidados para o encontro, entre eles Andréas Kindel e Rogério Both.