Fórum Florestal Mineiro discute sugestões de grupos de trabalho

por | ago 11, 2011 | Fórum Florestal Mineiro

Em reunião realizada no dia 15 de julho de 2011, o Fórum Florestal Mineiro conheceu as sugestões dos seguintes Grupos de Trabalho:

GT Política Interna de Adesão

O grupo sugeriu que cada empresa assinasse um Termo de Adesão onde devem constar dados cadastrais e informações relacionadas às atividades ligadas ao plantio florestal, como: criação de gado, produção de mel, frutas, carvoejamento, produção e processamento de madeira e em relação às propriedades devem constar dados sobre tamanho da área plantada, Reserva Legal (RL), Áreas de Preservação Permanente (APPs), corredores ecológicos, informações quanto ao consumo de carvão proveniente de mata nativa, levantamento de fauna e também dados sobre a gestão ambiental, programas de fomento e educação ambiental.

O Fórum deliberou pela transformação desse documento em uma carta de princípios. Guilherme Freitas (V&M) e Paulo Dantas (Cenibra) se dispuseram a redigi-la e encaminhar ao grupo através de e-mail e apresentá-la na próxima reunião.

GT Seminário Plantios e Florestas Renováveis.

Um dos objetivos do seminário é esclarecer mitos e verdades a respeito de florestas plantadas, contemplando cinco grandes temas: silvicultura, política, mercado florestal, meio ambiente e relações com a comunidade.

O evento será realizado no início do ano 2012 e terá duração de 02 dias, buscando atingir os seguintes públicos: formadores de opinião, comunidade científica, órgãos públicos, ONGs, comunidades e estudantes.

A próxima fase do GT será apresentar a programação, orçamento e indicação de palestrantes.

Outros dois grupos de trabalho foram criados pelo Fórum, mas, ainda não iniciaram suas atividades, são eles: Reestruturação da Secretaria Executiva e Contribuições do Diálogo Florestal para a Política Estadual de Biodiversidade.

Após essas apresentações, os componentes aproveitaram para refletir sobre suas expectativas em relação ao Fórum Florestal Mineiro.

O resultado desse momento de reflexão em que todos se manifestaram, apontou que é necessário estabelecer uma missão e uma visão para o Fórum, para que suas ações sejam direcionadas para o cumprimento da missão.

A próxima reunião contará com a presença de um facilitador que conduzirá o grupo à elaboração desses conceitos.

Nos assuntos gerais, Alice Lorentz (Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri) solicitou apoio para realização de um seminário sobre eucalipto, em Teófilo Otoni.

O Fórum apoiará a iniciativa e atuará também como promotor do evento, cuja programação ainda está sendo construída.