Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina programa seminário sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR

por | maio 13, 2014 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Foi realizada no dia 30 de abril, na sede da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), em Curitiba (PR), a XVIII Reunião do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina. A reunião contou com a presença de 16 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal. Teve como principal objetivo o planejamento das ações para o fórum, relembrando os objetivos e o que foi planejado por cada grupo de trabalho (GT) em reuniões anteriores e a definição das demandas prioritárias a serem trabalhadas no ano de 2014.

Ivone Namikawa, da Klabin, fez o relato do IX Encontro Nacional do Diálogo Florestal, ocorrido em Viamão (RS) de 25 a 27 de março de 2014. Em sua fala, lembrou o consenso do grupo em continuar a iniciativa e se aproximar de outros setores. Emerson Oliveira e Robson Capretz informaram que a Fundação Grupo Boticário abrirá um edital exclusivo para apoio financeiro a projetos para a região da floresta com araucárias e campos sulinos (1º de julho até 31 de Agosto de 2014).  Destacaram que as linhas de apoio contemplam a criação de UCs de Proteção Integral e RPPNs e execução de ações estabelecidas pelos Planos de Manejo destas categorias, além de ações para espécies ameaçadas previstas nos Planos de Ação Nacional (PANs) ou emergenciais para espécies sem os PANs.

Marcos Alexandre Danieli, novo Secretário Executivo do Fórum, fez o convite às instituições do Fórum para a participação na Rede Gestora (REGE) do Corredor das Araucárias, a ser realizada dias 21 e 22 de maio, em Curitiba: “O objetivo principal do encontro é a discussão de ações para a conservação da Floresta com Araucária. Assim, o envolvimento do Fórum passa a ser importante pela similaridade da agenda de discussão e pela atuação de instituições do Fórum na região do Corredor das Araucárias”, destacou Marcos.

Durante a reunião também foi realizado o resgate das ações planejadas pelos GTs Fomento Florestal, Planejamento da Paisagem e Socioambiental. Entre as ações estão as cartas redigidas aos Governos dos Estados do Paraná e Santa Catarina, com sugestões do coletivo para a implantação de políticas públicas, as quais devem ser retomadas. Até a próxima reunião o escopo das ações previstas nos GTs será avaliado por cada instituição do Fórum, para definição das prioridades.

Uma das ações já definidas pelo Fórum é a continuidade do apoio à discussão sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para isso, será realizado um seminário específico, com o objetivo de divulgar informações e ao mesmo tempo pressionar os órgãos públicos para a implementação imediata deste cadastro. O evento está previsto para 17 de julho de 2014, em Atalanta (SC).

As reuniões do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal. Para mais informações entre em contato com  a secretaria executiva: Marcos A. Danieli – marcos@apremavi.org.br.