Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina realiza seminário sobre Mudanças Climáticas

por | nov 18, 2016 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

O Fórum Regional Paraná e Santa Catarina do Diálogo Florestal realizou no dia 26 de outubro de 2016 o Seminário sobre Mudanças Climáticas com o seguinte objetivo: promover a troca de experiências e a discussão do tema mudanças climáticas no contexto do planejamento de propriedades e paisagens.

O evento foi realizado no auditório florestal da Celulose Irani, em Vargem Bonita (SC) e contou com a participação de 40 pessoas, entre representantes de organizações ambientalistas, empresas do setor florestal, órgãos ambientais, de extensão e assistência técnica, comitê de bacia, cooperativas, profissionais autônomos, poder publico municipal, estudantes e demais interessados pelo assunto.

Wigold Schaffer, fundador e conselheiro da Apremavi, falou sobre o tema mudanças climáticas e o sobre o Diálogo do Uso do Solo na Mata Atlântica (LUD – Land Use Dialogue), uma iniciativa que vem sendo desenvolvida no Alto Vale do Itajaí (SC) e que tem por objetivo mobilizar os diversos setores que atuam na região para promover o diálogo e trocar experiências sobre uso sustentável do solo e da paisagem.

Marina Campos, especialista em restauração florestal na The Nature Conservancy – TNC apresentou a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, um movimento multisetorial interessado em tratar das questões decorrentes das mudanças climáticas que pauta sua atuação por meio das 17 propostas construídas pela Coalizão, as quais buscam a redução das emissões de GEE e à economia de baixo carbono. Também apresentou os trabalhos do GT de Restauração e Reflorestamento.

O Seminário contou ainda com a apresentação institucional da Celulose Irani, na fala de Gustavo Henning, Coordenador de Logística e Colheita Florestal da empresa, e com a apresentação do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, na fala de Marcos Alexandre Danieli, secretário executivo. Os participantes também assistiram o vídeo animado “Dialogando a Gente se Entende” que conta a história do Diálogo Florestal.

No dia seguinte ao Seminário, também em Vargem Bonita, o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina realizou sua XXV reunião.

Buscando perceber de que forma o Fórum, empresas, instituições e outros setores podem contribuir com o tema mudanças climáticas e com as metas brasileiras assumidas no Acordo de Paris (NDCs – Contribuições Nacionalmente Determinadas) algumas sugestões passam pelas contribuições discutidas no Seminário, como: sensibilização para conectar pessoas com o tema; conhecimento do código florestal, articulação com tomadores de decisão; promoção do diálogo e mobilização; pressão e cobrança do poder público; conciliação entre produção e conservação. Além disso, o Fórum considera que o Diálogo do Uso do Solo e o Planejamento da Paisagem são importantes ferramentas que poderão ser utilizadas pelo setor florestal e o agro brasileiro para auxílio no alcance das NDCs.

O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina agradece à equipe da Celulose Irani pelo apoio e parceria na realização destes encontros.

O Acordo de Paris

Em dezembro de 2015, todos os países do mundo aprovaram o Acordo de Paris, e concordaram que as mudanças climáticas já estão em curso e precisam ser combatidas e esse é o maior desafio da humanidade. Em novembro de 2016, o Acordo entrou oficialmente em vigor. Este documento, que vem para substituir o Protocolo de Kioto em 2020, é um chamado para que toda a Sociedade se envolva na discussão do tema e contribua na mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas, como por exemplo, contribuindo para alcançar as NDCs – Contribuições Nacionalmente Determinadas, que representam o comprimisso do Brasil com o Acordo firmado. Uma das estratégias é o planejamento de propriedades e paisagens para conciliar produção com conservação da biodiversidade.

Acompanhe as discussões sobre mudanças climáticas no Observatório do Clima. Acesse aqui!

Participe do Fórum!

Você é representante de empresa do setor florestal, de organização ambientalista ou movimento social com atuação no Paraná e Santa Catarina e tem interesse em participar do Fórum? Entre em contato com a secretaria executiva para mais informações: Marcos A. Danieli – marcos@apremavi.org.br.

Os encontros do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal e organizações ambientalistas.