Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina realizará seminário sobre a Mata Atlântica

por | ago 12, 2010 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Desde 2008, representantes de empresas do setor florestal e ONGs do estado de Santa Catarina e Paraná, tem se reunido periodicamente, com o objetivo de consolidar localmente as estratégias e objetivos do Diálogo Nacional.

Dentre os desafios elencados por este coletivo, destacam-se a necessidade de divulgar a importância de se seguir a normas ambientais atuais para o plantio de espécies exóticas, incluindo princípios de sustentabilidade em seus plantios e considerando o planejamento da paisagem. Também se destaca a necessidade de manter os remanescentes florestais existentes elaborando estratégias e desenvolvimento de mecanismos que possam auxiliar na minimização do índice de desmatamento.

Para que esses assuntos sejam amplamente discutidos com a sociedade, no dia 16 de setembro de 2010, o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, estará realizando o “Seminário Regional – Conservação e Restauração da Mata Atlântica”, em Canoinhas (SC). O evento é direcionado aos prefeitos, técnicos, extensionistas rurais, representantes de empresas do setor florestal e ONGs.

Durante o seminário serão realizadas as seguintes palestras:

– Integração entre empresas privadas e o terceiro setor na conservação e restauração da Mata Atlântica. Palestrante: Miguel Calmon (Coordenador Geral do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica).

– Recursos hídricos e legislação ambiental. Palestrante: Maria José Zakia (Engenheira Florestal).

– Serviços ambientais. Palestrante: Claudio Klemz (Especialista em Servidão Florestal – The Nature Conservancy).

– Responsabilidade socioambiental das empresas do setor florestal. Palestrante: Guilherme de Andrade Lopes (Coordenador de Certificação Florestal – Imaflora).

O evento será realizado no hotel Santa Catariana Plaza Hotel, na rua Vidal Ramos 480, Centro – Canoinhas (SC). É necessário confirmar a sua presença até o dia 10 de setembro de 2010, com Edilaine Dick ou Marcos Alexandre Danieli, pelos telefones (47) 35350119 ou 88269859 ou (49) 88348397 ou email [email protected] e [email protected]