Fórum Florestal Paulista inicia atividades para diálogo intersetorial

por | fev 16, 2016 | Fórum Florestal Paulista

A Bacia do Jaguari foi escolhida pelo Governo de São Paulo para fornecer água a Grande São Paulo através de uma transposição entre o Vale do Paraíba e o Sistema Cantareira. Com a presença das empresas florestais participantes do diálogo, Fibria e Suzano e das ONGs atuantes na bacia, Grupo Consciência Ecológica e Associação Corredor do Vale do Paraíba, o fórum a adotou como uma área focal e iniciou na última terça-feira, dia 02 de fevereiro, em uma oficina de SIG sediada pela Fibria, um trabalho para promover o diálogo intersetorial que identifique possíveis sinergias em prol da Gestão da Paisagem direcionada para a conservação da Biodiversidade e Recursos Hídricos.

A restauração e a implantação dos corredores já planejados pelo projeto Corredor do Vale do Paraíba foram entendidas como as melhores estratégias para a conservação dos atributos da Bacia, que além da água em ótima quantidade e qualidade, também abriga espécies ameaçadas de extinção e prioritárias para conservação como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o muriqui (Brachyteles arachnoides).

Um trabalho prévio de mobilização de outros setores envolvendo poder público municipal, federal, instituições de ensino e pesquisa e proprietários rurais, irá culminar no próximo encontro do fórum previsto para o final de março, tendo como foco a proposta de unir esforços e identificar potenciais parcerias para a restauração florestal, manejo das culturas, estradas e barramentos, associada a implantação do corredor do Peixe, nome de um dos principais rios da Bacia do Jaguari.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.