Fórum Florestal PR e SC planeja próximas ações

por | ago 1, 2011 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Foi realizada nos dias 26 e 27 de julho de 2011, na sede da empresa Arauco do Brasil, em Curitiba (PR) a X reunião coletiva do Fórum Florestal PR e SC, a qual teve como objetivos:

  • Avaliar o andamento do Fórum e resultados obtidos até o momento;
  • Definir ações prioritárias, que auxiliarão o Fórum a ter resultados efetivos em campo, levando em consideração a conservação ambiental aliada à produção florestal.

Durante a reunião foram ouvidas as expectativas dos participantes em relação ao Fórum, definidos os objetivos específicos e as ações prioritárias para serem desenvolvidas nos próximos dois anos de atuação. Outros assuntos também foram discutidos, procurando qualificar a estrutura e funcionamento do Fórum.

A reunião foi conduzida pela secretária executiva do Fórum, Edilaine Dick, e a metodologia utilizada baseou-se em atividades como a chuva de idéias, formação de grupos de trabalho e discussão em plenária, como forma de promover a construção conjunta entre os participantes.

Após a apresentação e análise da trajetória do Diálogo Florestal e do Fórum Florestal PR e SC, foram definidas ações estratégicas que conduzirão o Fórum nos próximos dois anos de atuação.

Nesse período as ações serão voltadas para que o Fórum seja um espaço dedicado a:

– Influenciar positivamente em ações de conservação de remanescentes florestais e campos nativos;

– Ser um espaço de diálogo e planejamento que influencie políticas públicas voltadas à conservação ambiental (ICMS ecológico, plantio com espécies nativas, créditos financeiros para conservação, Pagamento por Serviços Ambientais – PSA);

– Desenvolver e divulgar boas práticas voltadas a conservação de remanescentes da Mata Atlântica.

Visando potencializar as ações realizadas, o Fórum conta com 03 Grupos de Trabalhos (GTs), sendo: GT Fomento Florestal, GT Planejamento de Paisagem e Conservação, e GT Socioambiental.

Em grupos, foi feita a avaliação do andamento destes GTs, seguida da definição de ações para sua continuidade, que, de maneira geral, estarão voltadas a temas relacionados a melhoria da comunicação do Fórum com a sociedade em geral, a qualificação de sua estrutura, a influencia na certificação dos agricultores fomentados, e, principalmente ao seu fortalecimento enquanto espaço de diálogo e planejamento que influencie políticas públicas voltadas a conservação ambiental.