Fórum Florestal PR e SC realiza a primeira reunião de 2012

por | mar 16, 2012 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Foi realizada nos dias 06 e 07 de março de 2012, na Sede da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em Antonina (PR) a XII Reunião do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina. A reunião foi coordenada pela secretária executiva Edilaine Dick e contou com a presença de 12 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal a fim de discutir as ações desenvolvidas pelo Fórum e encaminhar as próximas atividades previstas para este ano.

Questões socioambientais envolvidas nos processos produtivos estão sendo constantemente discutidas dentro do Fórum, dessa maneira, Ivone Namikawa, apresentou o trabalho realizado pela Klabin, “Mapeamento e Diagnóstico de Partes Interessadas” que tem como objetivo levantar informações junto as comunidades envolvidas diretamente com o processo produtivo da empresa e a partir dos resultados obtidos, elaborar um diagnóstico de partes interessadas e afetadas, e assim pensar  em soluções e/ou de readequação para minimização dos impactos envolvidos no processo de produção.

A reunião também foi o primeiro momento do ano, em que foi realizado o encontro dos Grupos de Trabalhos, GT Planejamento de Paisagens e Conservação e GT Socioambiental, que juntos discutiram assuntos pertinentes a cada GT, definiram algumas estratégias para agregar boas práticas sustentáveis já desenvolvidas e o envolvimento da academia nesse aspecto, como fortalecer a comunicação visando estreitar as relações com o setor florestal dos dois estados, influenciar na definição de políticas públicas através da aproximação com os governos do PR e SC, entre outras ações. O Fórum PR e SC, ainda com o GT Fomento, que deve se reunir no próximo mês.

No segundo dia do encontro, os membros do Fórum, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela SPVS, fundada em 1984 em Curitiba, a qual é reconhecida pelo seu trabalho em prol da conservação da natureza, através da proteção de áreas nativas, de ações de educação ambiental e do desenvolvimento de metodologias para projetos que envolvem técnicas de restauração e mensuração de carbono.

As reuniões do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal.