Fórum Florestal PR e SC realiza a última reunião do ano

por | out 31, 2013 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

A XVII reunião do Fórum Florestal do Paraná e Santa Catarina foi realizada no dia 17 de outubro de 2013, em Lages (SC). A reunião contou com a presença de 10 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal e teve como objetivo discutir a questão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a organização de um seminário sobre comunidades e o planejamento de atividades para 2014.

Definiu-se que em 25 de março de 2014 o Fórum realizará um Seminário sobre o CAR na sede da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), em Atalanta SC.

O CAR é uma exigência prevista em lei e obrigatória para todos os proprietários e possuidores de imóveis rurais. Recentemente o Diálogo Florestal divulgou documento apoiando e cobrando a sua implantação por parte do governo.

Na reunião também ficou definido que em 2014 a Apremavi continuará responsável pelas atividades de secretaria executiva do Fórum, tendo sido criado um grupo de apoio, que auxiliaré a secretária executiva em assuntos emergenciais. O grupo de apoio é composto por representantes da Arauco e do Centro Vianei.

No dia seguinte, 18 de outubro, os integrantes do Fórum PR e SC participaram do Seminário do Programa Matas Legais, que abordou os seguintes temas:

  • A  adequação ambiental de pequenas propriedades.
  • A Certificação do Manejo Florestal em pequenas propriedades.
  • O Licenciamento de empreendimentos florestais.
  • O Diálogo Florestal – iniciativas para um caminho sustentável

O Matas Legais é um programa de parceria entre a Apremavi e a Klabin, sendo que o evento foi realizado no Auditório Caverna da UDESC e contou com a presença de 185 pessoas entre estudantes, professores, técnicos,  agricultores, representantes de ONGs e empresas do setor florestal.

A participação do Fórum neste Seminário faz parte de umas das ações prioritárias do GT Fomento Florestal, que tem como um dos objetivos a aproximação com outras iniciativas que acontecem no Brasil, visando a troca de experiências e o aprendizado. Um dos temas prioritários é a certificação florestal, em especial de pequenas e médias propriedades rurais, cuja certificação tem acontecido em grupo. A palestra sobre certificação foi ministrada por Victoria Rizo, que apresentou o caso da certificação em grupo da ASPEX, no Sul da Bahia.

Abaixo, momento da reunião do Fórum Florestal PR e SC. Foto: Miriam Prochnow