Fórum Paulista define temas prioritários para 2020

fev 19, 2020 | Fórum Florestal Paulista, Notícias

O Fórum Florestal Paulista (FF SP) realizou nos dias 13 e 14 de fevereiro sua primeira reunião anual. O encontro aconteceu no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ-USP em parceria com o Laboratório de Educação e Política Ambiental coordenado pelo professor Marcos Sorrentino.

Representantes de empresas florestais, organizações não governamentais e universidades se reuniram com o objetivo de definir os temas estratégicos que serão abordados pelo Fórum Paulista ao longo do ano de 2020 e também definir o cronograma de reuniões do Fórum.

O levantamento prévio à reunião mapeou cerca de 50 temas passíveis de discussão dentro do Fórum. Esses temas foram apresentados em plenária e cada instituição presente priorizou e defendeu os temas com os quais tem mais afinidade. Ao final foi feira uma votação para escolha das prioridades.

Em plenária foram definidos os seguintes temas prioritários para a agenda de 2020:

  1. Planejamento das Plantações Florestais por Microbacia – levando em consideração a segurança hídrica da região;
  2. Planejamento Integrado e Participativo da Paisagem – com foco na aplicação da metodologia do LUD (Land Use Dialogue), ou Diálogo do Uso do Solo;
  3. Estratégias para Conservação da Biodiversidade;
  4. Fortalecimento de Organizações Locais como Agentes de Transformação das Regiões.

Na sequência foram montados grupos de ações por temas prioritários que vão trabalhar preliminarmente nos temas e planejar a agenda de trabalho para o ano. Os próximos encontros do grupo serão em maio e setembro de 2020.

Autora: Carolina Schäffer.