Fórum Paulista realiza reunião de alinhamento estratégico

dez 10, 2019 | Fórum Florestal Paulista, Notícias

O Fórum Florestal Paulista (FF SP) realizou no dia 27 de novembro de 2019 um encontro na sede da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, no Horto Florestal de São Paulo (SP).

Cerca de 15 representantes de empresas florestais e organizações não governamentais se reuniram para realizar um alinhamento institucional e dar continuidade ao planejamento estratégico das atividades do Fórum.

Na ocasião o ambientalista Clayton Lino, Diretor da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), e o geógrafo Leiz da Silva Rosa, Secretário Executivo da RBMA, apresentaram um histórico de atuação da RBMA e algumas atividades que vem sendo desenvolvidas no momento. Rodrigo Castanho, atual coordenador da Reserva da Biosfera do Cinturão verde de São Paulo, também fez uma fala na qual expos as ações que estão acontecendo no âmbito da Reserva em SP.

Na sequência foram feitas apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições componentes do Fórum e também a prestação de informes sobre a participação do Fórum em seminários e lançamentos de publicação, entre eles o lançamento das duas últimas publicações do Diálogo Florestal. Após as apresentações, Hevelyn Sato, da secretaria executiva nacional do Diálogo Florestal, entregou exemplares das publicações aos participantes da reunião.

Em plenária foram aprovados os seguintes novos objetivos do FF SP:

  1. Discutir e propor melhorias para o manejo florestal praticado pelas empresas (silvicultura);
  2. Fomentar sinergias entre ONGs, empresas e centros de pesquisa para o desenvolvimento de ações e projetos socioambientais;
  3. Apresentar demandas e influenciar políticas públicas;
  4. Promover troca de experiências disseminando conhecimentos para outros segmentos;
  5. Promover diálogos sobre restauração florestal e sobre agroflorestas.

A partir desses objetivos, serão definidos os temas prioritários que definirão as agendas de trabalho do Fórum Florestal Paulista em 2020.

A reunião foi finalizada com a eleição do novo Conselho Gestor do Fórum, que passa agora a ser composto pelas empresas SUZANO e KLABIN e pelas ONGs Instituto Refloresta e Instituto Corredor Ecológico.

Confira a memória da reunião aqui.

Autora: Carolina Schäffer.