Fóruns Regionais

O primeiro Fórum foi criado em 2005

Uma das principais estratégias do Diálogo Florestal é a ampliação e consolidação de Fóruns Regionais. Desde a sua criação o Diálogo Florestal já teve 09 Fóruns Regionais ativos.

Cada Fórum Regional tem uma pauta específica de discussão, levando em conta as peculiaridades e necessidades locais.

Seguindo os princípios do Diálogo Florestal, os Fóruns Regionais devem promover a participação de todas as empresas e todas as organizações que atuam com silvicultura e meio ambiente na região de sua influência.

Extremo Sul da Bahia

Existe desde 2005. Desenvolveu diretrizes para o Fomento Florestal, que foram assumidas pelo Fórum Nacional e que estão servindo como referência para os outros Fóruns. Está trabalhando num diagnóstico do fomento na região e em dois outros temas prioritários.

Paraná e Santa Catarina

A primeira reunião aconteceu em julho de 2008. Quatro eixos principais de discussão orientam a organização das reuniões e a realização dos seminários regionais, a saber: Fomento e Certificação Florestal, Ações socioambientais, Planejamento da Paisagem e Conservação e Mudanças Climáticas.

São Paulo

Está em funcionamento desde 2008, sendo um espaço permanente de diálogo sobre questões sociais e ambientais, tendo como principais participantes organizações da sociedade civil e empresas do setor de base florestal atuantes no estado de São Paulo.

Mineiro

O Fórum Florestal Mineiro foi criado em 2008 e seu objetivo é promover a articulação entre ongs ambientalistas e empresas que tenham como meta eliminar uso de carvão vegetal nativo, adotem ações para proteção e preservação da biodiversidade.

Espírito Santo

Teve sua primeira reunião em setembro de 2008, onde definiu como temas principais o fomento florestal, a silvicultura e a conservação da biodiversidade. Iniciará um diagnóstico sobre plantios florestais em um município da região serrana espírito-santense.

Mato Grosso do Sul *

A primeira reunião do Fórum Florestal MS aconteceu no dia 06 de outubro de 2011, em Campo Grande. Na reunião foram definidos os temas prioritários a serem trabalhados pelo grupo.

Rio Grande do Sul *

O Fórum Florestal do Rio Grande do Sul foi criado em outubro de 2007. Priorizou temas relacionados à questão do zoneamento ecológico-econômico e à discussão sobre silvicultura e uso da água.

Fluminense *

Criado em 2008. Tem como temas prioritários – Produção: mercado florestal e produção de sementes; Licenciamento: agilidade, eficiência e descentralização; Incentivos: serviços ambientais e crédito/fomento; e, Legislação e Educação Ambiental.

Piauí *

Em 2009 iniciaram as discussões para a instalação de um Fórum Florestal no Piauí. Foi assinado um Termo de Compromisso. O monitoramento deste termo é uma das principais atividades da iniciativa.

* Fóruns sem atividade no momento.