Fóruns Regionais

O primeiro Fórum foi criado em 2005

Uma das principais estratégias do Diálogo Florestal é a ampliação e consolidação de Fóruns Regionais. Desde a sua criação o Diálogo Florestal já teve 09 Fóruns Regionais ativos.

Cada Fórum Regional tem uma pauta específica de discussão, levando em conta as peculiaridades e necessidades locais.

Seguindo os princípios do Diálogo Florestal, os Fóruns Regionais devem promover a participação de todas as empresas e todas as organizações que atuam com silvicultura e meio ambiente na região de sua influência.

Extremo Sul da Bahia

Existe desde 2005. Desenvolveu diretrizes para o Fomento Florestal, que foram assumidas pelo Fórum Nacional e que estão servindo como referência para os outros Fóruns. Está trabalhando num diagnóstico do fomento na região e em dois outros temas prioritários.

Paraná e Santa Catarina

Existe desde 2008. Tem 02 GTs em andamento: Projeto Piloto, com enfoque para o Ordenamento Territorial e Fomento Florestal. Selecionou uma área geográfica onde será realizado um projeto piloto de Planejamento de Paisagens.

São Paulo

Está em funcionamento desde 2008, sendo um espaço permanente de diálogo sobre questões sociais e ambientais, tendo como principais participantes organizações da sociedade civil e empresas do setor de base florestal atuantes no estado de São Paulo.

Mineiro

O Fórum Florestal Mineiro foi criado em 2008 e seu objetivo é promover a articulação entre ongs ambientalistas e empresas que tenham como meta eliminar uso de carvão vegetal nativo, adotem ações para proteção e preservação da biodiversidade.

Espírito Santo

Teve sua primeira reunião em setembro de 2008, onde definiu como temas principais o fomento florestal, a silvicultura e a conservação da biodiversidade. Iniciará um diagnóstico sobre plantios florestais em um município da região serrana espírito-santense.

Mato Grosso do Sul *

A primeira reunião do Fórum Florestal MS aconteceu no dia 06 de outubro de 2011, em Campo Grande. Na reunião foram definidos os temas prioritários a serem trabalhados pelo grupo.

Rio Grande do Sul *

O Fórum Florestal do Rio Grande do Sul foi criado em outubro de 2007. Priorizou temas relacionados à questão do zoneamento ecológico-econômico e à discussão sobre silvicultura e uso da água.

Fluminense *

Criado em 2008. Tem como temas prioritários – Produção: mercado florestal e produção de sementes; Licenciamento: agilidade, eficiência e descentralização; Incentivos: serviços ambientais e crédito/fomento; e, Legislação e Educação Ambiental.

Piauí *

Em 2009 iniciaram as discussões para a instalação de um Fórum Florestal no Piauí. Foi assinado um Termo de Compromisso. O monitoramento deste termo é uma das principais atividades da iniciativa.

* Fóruns sem atividade no momento.