FSC lança consulta sobre Indicadores Genéricos Internacionais

por | fev 20, 2014 | Notícias

O Conselho de Manejo Florestal (FSC®) está realizando a segunda rodada de consulta pública para a revisão dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGI) que compõem os Princípios e Critérios do FSC.

A participação de todos os interessados é muito importante, porque este processo decidirá o futuro do manejo florestal.

A consulta, que teve início em janeiro desse ano e se estenderá até o dia 31 de março, busca uma ampla participação e um maior engajamento de organizações ambientais e sociais, na discussão e revisão dos indicadores que irão padronizar o manejo florestal mundialmente.

A mobilização da sociedade brasileira é fundamental para que estes indicadores reflitam a necessidade do nosso país, assegurando: conservação e preservação das florestas; redução de impactos ambientais; manejo de paisagem considerando a fauna, flora e cultura local; manutenção e melhoria dos altos valores de conservação; geração de serviços ambientais; garantia de segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores da área florestal; respeito e envolvimento dos povos indígenas e comunidade do entorno das florestas, entre outros importantes fatores.

A versão de indicadores que está em revisão pode ser baixada na página do FSC Brasil, onde podem ser encontradas maiores informações. É importante ressaltar que apenas os indicadores estão em consulta.

A consulta é realizada por meio de uma pesquisa que pode ser respondida clicando aqui, ou também pode ser baixado o documento em pdf, que deverá ser preenchido e enviado por e-mail (igi@fsc.org) ou por correio (Rua Luis Coelho, 320 – Cj. 82 – Consolação. 01309-000 – São Paulo – SP – Brasil). Todos os documentos de consulta estão disponíveis no site especialmente dedicado aos IGI: igi.fsc.org.

Para difundir a consulta e promover uma ampla participação, o FSC Brasil realizará 3 reuniões presenciais com seus membros (formados por entidades e representantes das câmaras ambiental, econômica e social), parceiros, comunidades, universidades, organizações público privadas e interessados no tema.

Os encontros acontecerão em:
Porto Seguro (BA), 12 de março de 2014
Belém (PA), 14 de março de 2014
São Paulo (SP), 25 de março de 2014

Maiores detalhes em breve no site do FSC Brasil. Para participar basta apenas confirmar presença pelo e-mail consultapublica@fsc.org.br ou telefone (11) 3884-4482.

Dúvidas ou maiores informações, entre em contato com os embaixadores dos IGI no Brasil. São eles:
Alan Rigolo (Amata) – rigolo@amatabrasil.com.br
Fernanda Rodrigues (FSC Brasil) – fernanda@fsc.org.br
Joao Carlos Augusti (Fibria) – joao.augusti@fibria.com.br

Em anexo um pequeno Guia com Perguntas e Respostas sobre os IGIs. Mostre sua voz e cuide das florestas no Brasil e no mundo! Participe!