VIII Encontro Nacional do Diálogo Florestal é realizado em Atalanta

por | abr 21, 2013 | Notícias

Nos dias 16 e 17 de abril de 2013 aconteceu em Atalanta (SC), o VIII Encontro Nacional do Diálogo Florestal. O encontro contou com a presença de 33 representantes de ONGs socioambientais e empresas do setor florestal de 09 estados brasileiros (PR, SC, SP, MS, RJ, ES, BA, MG e PI).

A abertura foi feita por Ivone Namikawa da Klabin e por Edegold Schaffer da Apremavi, anfitriões do encontro. Miriam Prochnow fez um breve relato sobre as atividades mais recentes da secretaria executiva nacional, entre elas a apresentação sobre o “Diálogo 4Fs”, que está sendo implantado no Brasil e que terá apoio do Diálogo Florestal; a atualização sobre a elaboração do volume 5 do “Cadernos do Diálogo”, que terá como tema a silvicultura e comunidades; e o lançamento da página do Diálogo Florestal no Facebook.

Outro assunto da pauta foi a atualização das atividades realizadas nos Fóruns Regionais, com cada fórum relatando ações que acha importantes que sejam replicadas no outros fóruns e também apontando seus maiores desafios. Entre as iniciativas a serem replicadas tiveram destaque: a realização de reuniões temáticas que estimulam a discussão de questões práticas e o encaminhamento de ações concretas; a coordenação compartilhada, com a formação de um grupo de apoio aos trabalhos das secretarias executivas; a realização de reuniões itinerantes; e a elaboração de documentos sobre políticas públicas, a serem encaminhadas aos órgãos públicos.

Como maiores desafios foram apontados: a necessidade de se ampliar a alocação de recursos para a consolidação de alguns Fóruns Regionais; a necessidade de se ampliar o número de participantes em alguns estados; e como fazer para influenciar na  mudança de realidades impactantes, como a questão do carvão vegetal, que continua a ser produzido a partir de florestas nativas em alguns estados.

Um período inteiro foi dedicado à discussão sobre o novo código florestal, com a realização da Mesa Redonda: O Diálogo Florestal e os desafios do novo Código Florestal. Wigold Schaffer, da Apremavi, apresentou os principais aspectos do novo código florestal; Henrique Santos, da TNC,  fez a apresentação da ferramenta que está sendo utilizada pela instituição para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR); e Beto Mesquita, da CI, fez uma comparação entre o documento elaborado pelo Diálogo Florestal, com pontos de consenso para a discussão sobre o código florestal, na época da tramitação no Congresso e o texto aprovado, instigando também os participantes sobre como o Diálogo Florestal pode ir além do que foi aprovado.

O principal encaminhamento da discussão foi a de que o Diálogo Florestal apoiará fortemente a implantação do CAR no Brasil, com a elaboração de um documento para as autoridades federais e discussões específicas nos Fóruns Regionais visando a implantação concreta do cadastro, nas atividades das instituições que participam do Diálogo. Também foi decidido que o Conselho de Coordenação avançará na discussão sobre outros pontos importantes como a compensação da Reserva Legal e os incentivos econômicos, visando ir além do estabelecido no texto do novo código.

Os participantes do encontro tiveram ainda a oportunidade de conhecer várias iniciativas e experiências na área ambiental existentes em Atalanta, como: o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, o Viveiro e o Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi, projetos de restauração florestal, experiências de plantios com fins econômicos, experiências de enriquecimento de florestas secundárias, aspectos da organização e da silvicultura em pequenas propriedades da região, o programa Acolhida na Colônia e o programa Matas Legais, com o lançamento do vídeo sobre o programa.

Ficou definido que a próxima reunião conjunta do Conselho de Coordenação e do Comitê Executivo do Diálogo Florestal será realizada no Mato Grosso do Sul, no segundo semestre de 2013.

Os participantes avaliaram o encontro como motivador e estimulante, sendo que várias ideias novas devem ser implantadas no retorno de cada um aos seus estados.

Fotos: André Pessoa, Miriam Prochnow e Wigold Schaffer.