Fórum Florestal da Amazônia abre vagas para formação do Conselho de Coordenação
O Fórum Florestal da Amazônia nasceu em junho deste ano e conta com cerca de 70 organizações que atuam na região. Foi formado um Grupo de Trabalho (GT) Gestão e Governança, para dar apoio temporário à secretaria executiva. Após as eleições do conselho, esse GT se desfaz.
Agora é hora de compor o conselho de coordenação, instância que, em linha com o Plano Estratégico, é responsável por liderar a formulação de políticas e estratégias de atuação do Fórum Florestal da Amazônia, assim como deliberar, controlar e orientar as ações do Fórum, com apoio de futura secretaria executiva. As atribuições do conselho bem como demais detalhes sobre seu funcionamento estão dispostos nas Diretrizes de Funcionamento do Fórum Florestal da Amazônia, documento que rege a abertura desta chamada.
Vagas abertas
Está aberta uma vaga para titular e uma vaga para suplente para cada um dos segmentos abaixo:
- Consultorias
- Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, públicas ou privadas
- Manejo Florestal Comunitário
- Manejo Florestal Empresarial
- Organizações Sociedade Civil
- Plantações florestais
- Povos indígenas e Comunidades Tradicionais
- Processamento / comercialização de produtos florestais
As duas organizações mais votadas por segmento serão eleitas, sendo a mais votada titular, e a segunda mais votada suplente.
Deverá ser realizada no mínimo uma reunião por semestre sendo a convocação das reuniões realizada pela secretaria executiva ou dos próprios membros do Conselho de Coordenação. Os encaminhamentos do dia a dia são feitos via grupo de e-mail, podendo também ser realizada por grupo de mensagens.
Candidaturas
Qualquer organização/empresa que integra o Fórum Florestal da Amazônia até a presente data pode se candidatar. A candidatura deve ser feita para o segmento a que a organização pertence.
As candidaturas poderão ser realizadas até dia 27 de outubro através deste formulário. Todas as organizações que se candidatarem receberão e-mail de confirmação de recebimento e aceite. Dia 28 de outubro serão divulgados os nomes das candidatas.
Validação da candidatura
Entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro ocorrerá a validação das candidaturas, recebimento e análise de eventuais de recursos.
Eleição
A votação será realizada entre os dias 04 e 19 de novembro. Os membros do Conselho de Coordenação são escolhidos pelos próprios pares, ou seja, consultorias escolhem consultorias, organizações da sociedade civil elegem organizações da sociedade civil, e assim por diante.
Dia 22 de novembro o resultado será divulgado entre participantes do Fórum, e eventuais recursos poderão ser submetidos entre os dias 23 e 26 de novembro. No dia 29 de novembro o resultado será divulgado amplamente.
O mandato do Conselho de Coordenação é de 3 anos. No caso de vacância de alguma vaga, deverá ser realizada uma chamada anual para preenchimento das vagas remanescentes.
Posse da nova formação do Conselho
Em dezembro de 2021 (data a ser acordada) haverá reunião para dar posse à primeira formação do conselho do Fórum Florestal da Amazônia e dissolver o GT Gestão e Governança.
Cronograma resumido
O processo de formação do conselho seguirá o cronograma a seguir:
14 – 27 de out.: período para envio de candidaturas;
28 de out.: divulgação das candidaturas recebidas;
29 de out – 03 de nov.: validação das candidaturas, recebimento e análise de eventuais de recursos;
04 – 19 de nov.: período para votação;
22 de nov.: divulgação do resultado das eleições entre participantes do Fórum;
23 – 26 de nov.: prazo de recebimento e análise de eventuais recursos;
29 de nov.: divulgação ampla do resultado;
Dezembro (em data a ser definida): primeira reunião do Conselho.
Autora: Fernanda Rodrigues.