Fórum Florestal da Bahia participa do Study Tour 2024

jun 7, 2024 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

Study Tour 2024

Evento promovido pelo FASB promoveu visitas técnicas para conhecer e integrar  projetos para fortalecer a cadeia da restauração florestal em uma das regiões mais relevantes da Mata Atlântica

 

Troca de saberes, integração de projetos e ações socioambiambientais marcaram o  3º Study Tour Brasil, evento que ocorreu entre os dias os dias 13 e 18 de maio, em comunidades tradicionais e propriedades privadas entre as cidades de Vitória/ES e Porto Seguro/BA, na região chamada de Hileia Baiana, que compõe uma das áreas com o maior número de fragmentos florestais significativas para a conservação da Mata Atlântica. 

A 3ª edição do Study Tour no Brasil teve a participação de cerca de 60 pessoas, entre desenvolvedores de projetos, ONGs, empresas, comunidades tradicionais, poder público e investidores.

Dentre os principais resultados, destaca-se a construção de uma visão compartilhada sobre os desafios e oportunidades para a restauração ecológica e recuperação produtiva no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, considerando a conectividade de fragmentos florestais, o fortalecimento institucional e comunitário, a criação de redes de bioeconomia e o fortalecimento da cadeia da restauração. A iniciativa visa impactar positivamente na qualidade dos projetos que serão encaminhados para o novo ciclo do FASB. 

De acordo com a Secretária Executiva do Fórum Florestal da Bahia, Erica Munaro, o Study Tour reuniu uma ampla variedade de pessoas e instituições comprometidas com a criação de uma paisagem mais sustentável no corredor ecológico da Hileia Baiana. “Durante todo o percurso, tivemos a oportunidade de conhecer a paisagem local e vivenciar experiências inspiradoras. Refletimos sobre os desafios e as oportunidades, e, ao final, elaboramos e discutimos projetos a serem submetidos ao Edital do FASB”, ressalta.

 

Participação do Fórum Florestal da Bahia

As instituições membro do Fórum Florestal da Bahia (FFBA) tiveram participação através de oito representantes, além da secretaria executiva, que apoiou a realização do evento. Quatro representantes de instituições membro, tiveram sua participação subsidiada pelo FFBA, e essa escolha foi realizada através de edital de seleção interno. As instituições selecionadas foram o Instituto Ciclos de Sustentabilidade e Cidadania – CICLOS, Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, Movimento de Defesa, Preservação e Sustentabilidade – MDPS e Associação Baiana de Empresas de Base Florestal – ABAF. 

Para Gabriela M. F. Silva, Engenheira Ambiental do MDPS, participar do do Study Tour, foi uma oportunidade de estar junto de pessoas, comunidades, associações/ONGs, autarquias e  empresas que atuam com a temática ambiental. “Acredito que esta experiência contribui para o Fórum Florestal da Bahia fomentar a Aprendizagem Colaborativa para a identificação de desafios e oportunidades relacionados à cadeia da restauração florestal na nossa região”, afirma.

O Engenheiro Florestal, Ernandes Ferreira da Silva, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), compartilhou que o evento foi uma verdadeira imersão em inspiradores projetos de restauração ecológica. “Nós do Fórum Florestal da Bahia (FFBA) celebramos o FASB, não somente pelo fato de ser um dos seus pilares desde a sua concepção, mas também pela contribuição que os projetos desenvolvidos representam para os objetivos traçados no plano de ação do FFBA, especificamente no que se refere à formação de corredores ecológicos no seu território de abrangência; às relações dos povos indígenas, comunidades tradicionais e vilas rurais com os recursos naturais; e à recuperação de áreas produtivas visando estimular a diversificação de atividades e a economia verde”, complementa. 

 

Sobre o FASB

O FASB é um programa de incubação e aceleração que segue um ciclo de projeto em várias etapas, fornecendo assistência técnica desde a origem até sua implementação completa, apoiando a evolução do projeto desde os estágios iniciais até sua conclusão. O trabalho é feito com base em uma abordagem inovadora, posicionando as partes interessadas no centro do desenvolvimento dos projetos, obtendo uma grande diversidade de instituições envolvidas. Estão previstos investimentos entre 20 e 40 milhões de reais destinados a projetos para restauração da Mata Atlântica no norte do ES e no sul da Bahia. Suas atividades iniciaram em 2021, fruto de uma parceria entre o Fórum Florestal da Bahia, o apoiador técnico New Generation Plantation Technical Assistance (NGPTA) e a investidora dinamarquesa KIRKBI, que segue como investidor âncora do FASB.

Saiba mais sobre o Fórum Florestal da Bahia

 

Fotos: Arquivo FASB e Fórum Florestal da Bahia

Texto: Erica Munaro (FFBA) e Fernanda Dorta (Eccoa Comunicação)

Edição: Fernanda Rodrigues (DF) e Karina Gerin (FASB)