Saiba como sua instituição pode tornar-se membro do Diálogo Florestal na região da Bahia

ago 12, 2024 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

FF Bahia

O Fórum Florestal da Bahia lança nesta semana campanha de captação de novas instituições membro do fórum. O convite é que sua instituição possa promover o diálogo e a colaboração para construir soluções relacionadas ao uso e conservação de paisagens sustentáveis.

 

O Fórum Florestal da Bahia é um espaço coletivo, aberto permanentemente às organizações da sociedade civil, grupos comunitários, instituições de ensino superior, setor produtivo e empresas de base florestal que atuam na sua área de abrangência ou que tenham como objetivo de trabalho questões socioambientais do território.

Atuante desde 2005, já desenvolveu diretrizes para o Fomento Florestal que estão servindo como referência para os fóruns de outros estados, além de ser referência no fomento ao Ordenamento Territorial e no Monitoramento Independente de Impactos Sociambientais da Silvicultura.

 

Veja como tornar-se membro do Fórum Florestal da Bahia:

Todos os cidadãos podem participar das reuniões plenárias e do grupo de WhatsApp do Fórum. No entanto, de acordo com o seu Regimento Interno, apenas instituições enquadradas nos seguintes grupos têm poder de decisão como membros efetivos:

  • Representantes de empresas de base florestal
  • Organizações da sociedade civil (OSCs) com atuação na área socioambiental
  • Instituições de ensino superior
  • Demais setores produtivos

 

Participação de órgãos públicos:

Representantes do Poder Público, Poder Judiciário, autarquias e órgãos ambientais poderão ser convidados a participar de reuniões plenárias ou Grupos de Trabalho, com participação restrita ao assunto proposto e em caráter consultivo. Vale ressaltar que, como indicado anteriormente, isso não se aplica para representantes de instituições públicas de ensino superior, visto que são enquadrados na composição deste Fórum.

 

Orientações para Participação no Fórum Florestal da Bahia (FFBA)

– Elegibilidade dos Membros:

  1. Instituições e empresas que atuem na área de abrangência do FFBA ou que estejam envolvidas em ações/projetos socioambientais na mesma área.
  2. Organizações da sociedade civil (OSCs) formais ou informais.

– Inscrição de Novas Entidades:

  1. Manifestar-se oficialmente à Secretaria Executiva por meio do preenchimento da Ficha de Cadastro Institucional e do envio de documentos comprobatórios.
  2. A solicitação será analisada quanto à ficha de inscrição, documentos e afinidade temática, sendo submetida à deliberação da plenária por maioria simples.

– Documentação Necessária (deve ser adicionada na ficha de cadastro institucional):

 

Para OSCs Informais (não possuem CNPJ):

  • Inserir documentação ou evidências comprobatórias de atividades relacionadas à área socioambiental (links de matérias jornalísticas publicadas, site, redes sociais, relatório de projeto/atividade recente).  

Para OSCs Formais:

  • Inserir o arquivo do estatuto de criação da instituição.
  • Inserir documentação ou evidências comprobatórias de atividades relacionadas à área socioambiental (links de matérias jornalísticas publicadas, site, redes sociais, arquivo de relatório de projeto/atividade recente).

 

Para Empresas de Base Florestal, Instituições de Ensino Superior e Demais Setores Produtivos:

  • Inserir o arquivo do cartão de CNPJ da instituição na Receita Federal.
  • Inserir documentação ou evidências comprobatórias de atividades relacionadas à área socioambiental (links de site, redes sociais, matérias jornalísticas publicadas, arquivo de relatório de projeto/atividade recente).

Para participar do Fórum Florestal da Bahia, preencha a ficha de inscrição.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Executiva do FFBA – forumflorestalbahia@gmail.com

Você atua em outro estado? Conheça os outros seis Fóruns Florestais do Diálogo Florestal e saiba como participar 

Autora: Fernanda Dorta/Eccoa Comunicação.

Editora: Fernanda Rodrigues.