Diálogo Florestal abre vagas para o Conselho de Coordenação Nacional
O Conselho de Coordenação é a instância responsável por liderar as atividades do Diálogo Florestal no Brasil. Atualmente, conta com 12 representantes: 5 empresas, 6 organizações da sociedade civil e 2 instituições de ensino e pesquisa. Além das reuniões periódicas do Conselho, os membros do Diálogo Florestal e dos Fóruns Florestais Regionais se reúnem anualmente em plenária para definir os rumos da organização.
As empresas que compõem o Conselho de Coordenação são: Cenibra, CMPC Celulose Riograndense, Klabin, Suzano e Veracel. Já as organizações da sociedade civil são: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Natureza Bela, IMAFLORA, Instituto Itapoty, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e Conservação Internacional. As instituições de ensino e pesquisa, de caráter consultivo, incluem a Embrapa Amazônia Oriental e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Diadema.
Novas Vagas no Conselho
Estão abertas três vagas para organizações da sociedade civil e também duas vagas para instituições de ensino e pesquisa, com mandato de três anos, sem possibilidade de reeleição, conforme decisão em plenária no Encontro Nacional de 2020, que definiu a renovação periódica do Conselho. As vagas serão deixadas em janeiro de 2025 por Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, IMAFLORA, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Embrapa Amazônia Oriental e Unifesp – Campus Diadema, cujas mandatos se encerram e não há possibilidade de reeleição.
Quem pode se candidatar
Podem se candidatar organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa que integrem qualquer um dos Fóruns Florestais Regionais. No contexto do Conselho Nacional, são consideradas organizações da sociedade civil: Organizações Não Governamentais (ONGs), associações comunitárias, organizações indígenas, cooperativas e entidades de manejo comunitário.
Envio e Validação das Candidaturas
As candidaturas para as vagas poderão ser realizadas entre os dias 11 e 25 de novembro, por meio deste formulário. Todas as candidaturas recebidas serão confirmadas por e-mail. No dia 26 de novembro, serão divulgados os nomes das organizações candidatas.
Nos dias 27 e 28 de novembro, as candidaturas serão validadas pelos Fóruns Regionais aos quais as organizações pertencem, para confirmar se elas são membros ativos, conforme os respectivos regimentos internos. Durante esse período, recursos poderão ser apresentados e avaliados pelo Conselho.
Processo Eleitoral
A eleição será feita entre pares: as organizações da sociedade civil elegerão outras organizações da sociedade civil, e as instituições de ensino e pesquisa elegerão seus pares. A votação ocorrerá entre os dias 2 e 10 de dezembro. Cada participante terá direito a um voto.
Caso uma organização tenha mais de um(a) representante nos Fóruns ou participe de vários Fóruns, será permitido apenas um voto por organização. O resultado da eleição será divulgado no dia 11 de dezembro, com a possibilidade de interposição de recursos até o dia 12. A análise dos recursos ocorrerá em 13 de dezembro, e o resultado final será publicado no dia 16.
Posse do Novo Conselho
O mandato dos novos membros do Conselho de Coordenação terá início no dia 1º de janeiro de 2025, com duração de três anos, sem possibilidade de reeleição. A primeira reunião do novo Conselho está prevista para fevereiro de 2025.
Cronograma Eleitoral
- 11 a 25 de novembro: Período de envio das candidaturas para participantes ativos nos Fóruns Regionais;
- 26 de novembro: Divulgação das candidaturas recebidas;
- 27 e 28 de novembro: Validação das candidaturas pelas secretarias executivas dos Fóruns, com interposição e análise de recursos;
- 2 a 10 de dezembro: Período de votação;
- 11 de dezembro: Divulgação dos resultados;
- 12 de dezembro: Prazo para interposição de recursos;
- 13 de dezembro: Análise dos recursos;
- 16 de dezembro: Divulgação do resultado final;
- 1º de janeiro: Início dos mandatos.
Sobre o Conselho de Coordenação
O Conselho de Coordenação tem a responsabilidade de formular políticas e estratégias de atuação do Diálogo Florestal, além de deliberar, orientar e monitorar as ações da organização, com o suporte da Coordenação Executiva Nacional. Entre as principais funções do Conselho, estão:
- Elaborar e executar o plano de ação;
- Definir e alocar recursos financeiros para a execução do plano;
- Reunir-se com instituições públicas e privadas para estabelecer parcerias de interesse comum;
- Definir a organização responsável pela gestão administrativa e financeira do Diálogo, além de fixar a remuneração da Coordenação Executiva Nacional;
- Apoiar a captação de recursos e a implementação do plano de ação;
- Decidir sobre questões submetidas pela Coordenação Executiva Nacional;
- Aprovar o ingresso de novos membros;
- Aprovar doações de pessoas físicas e jurídicas.
Além das vagas para organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, também está aberta uma vaga para empresas. A eleição para essa vaga será realizada exclusivamente entre as empresas que integram o Conselho.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: fernanda.rodrigues@dialogoflorestal.org.br.
Autora: Fernanda Rodrigues.