Biodiversidade e Sociedade: Fórum Mineiro debate a implementação do Código Florestal

out 10, 2025 | Fórum Florestal Mineiro, Notícias

O Fórum Florestal Mineiro (FF MG) definiu “Biodiversidade e Sociedade” como o tema prioritário para as ações e debates, buscando alinhar as perspectivas do grupo à implementação do Código Florestal.

As principais considerações destacaram o caráter emergente do tema, além da oportunidade de promover ações concretas em parceria com produtores rurais, como a conservação da biodiversidade, recuperação e proteção de nascentes, conexão de fragmentos florestais e ampliação de corredores ecológicos. Os membros também ressaltaram a complexidade jurídica da aplicação do Código Florestal (Lei Nº 12.651/2012), especialmente em áreas rurais, reforçando a importância de aprofundar o debate sobre o assunto e promover sua implementação.

Para iniciar essa nova agenda de trabalho, a mais recente reunião do  FF MG, realizada no dia 29 de setembro, foi dedicada à apresentação de iniciativas conduzidas por membros do Fórum regional alinhados ao tema: o Projeto Corredores Ecológicos, desenvolvido pela CENIBRA; e o Projeto Bicudos, executado pelo Waita – Instituto de 
Pesquisa e Conservação. O primeiro, realizado entre 2017 e 2023, contribuiu para aumentar a conectividade da paisagem, com resultados expressivos como quase mil nascentes cercadas, mais de 500 km de cercas instaladas e 9 mil hectares conectados, fortalecendo parcerias com produtores rurais e ampliando a resiliência na paisagem. Já o Projeto Bicudo, desenvolvido em parceria com o Parque Estadual do Rio Doce e parceiros, tem como foco a conservação da espécie Sporophila maximiliani, criticamente ameaçada de extinção. As ações envolvem monitoramento, pesquisa genética e estudos sobre comportamento e hábitat, ampliando o conhecimento sobre a espécie e fortalecendo as estratégias de conservação.

Segundo Fernanda Rodrigues, coordenadora executiva do Diálogo Florestal, os diálogos pela Implementação do Código Florestal a partir de iniciativas práticas são de extrema importância: “A reunião do Fórum Florestal Mineiro proporcionou uma rica troca sobre experiências concretas de conservação e conectividade, com resultados e exemplos que vão além da implementação da legislação, além de fortalecer as parcerias entre empresas e instituições de pesquisa em prol de paisagens mais sustentáveis”, destacou.

O encontro reforçou a importância da colaboração entre empresas, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil na construção de soluções conjuntas para os desafios ambientais. A próxima reunião do Fórum está prevista para o início de novembro com novas apresentações dentro da mesma temática.

> Conheça mais sobre o Fórum Florestal Mineiro

Registro da última reunião do FF MG. Crédito da figura: Arquivo Diálogo Florestal e (CC BY-NC) Nina Wenóli.

Autoria: Luana Carvalho
Revisão: Fernanda Rodrigues e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Bicudo (Sporophila maximiliani). Crédito: (CC BY-NC) Nina Wenóli