Diálogo Florestal elegerá novos membros para o Conselho de Coordenação Nacional

nov 10, 2025 | Notícias, Sem categoria

A eleição de 2025 renovará representações no Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal. As candidaturas serão recebidas até 24 de novembro.

O Conselho de Coordenação é a instância do Diálogo Florestal responsável por liderar as atividades no Brasil. As empresas que compõem o Conselho de Coordenação são: Cenibra, CMPC Celulose Riograndense, Klabin, Suzano e Veracel. Já as organizações da sociedade civil são: Instituto Ciclos de Sustentabilidade e Cidadania, Natureza Bela, Cooperativa Mista Agroextrativista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rio Arimum (COMNSPRA), Instituto Itapoty e Conservação Internacional. As instituições de ensino e pesquisa, de caráter consultivo, incluem a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 


Novas Vagas no Conselho

Estão abertas três vagas para organizações da sociedade civil, com mandato de três anos, sem possibilidade de reeleição, conforme decisão em plenária no Encontro Nacional de 2020, que definiu a renovação periódica do Conselho. Duas vagas serão deixadas em janeiro de 2025 por Natureza Bela e Conservação Internacional – CI Brasil, cujo os mandatos se encerram e não há possibilidade de reeleição, e outra vaga a ser preenchida após expansão do número de vagas para seis ocorrida em deliberação anterior. Há também uma vaga para representantes de empresas.

 

Quem pode se candidatar

Podem se candidatar organizações que integrem qualquer um dos Fóruns Florestais Regionais. No contexto do Conselho Nacional, são consideradas organizações da sociedade civil: Organizações Não Governamentais (ONGs), associações comunitárias, organizações de povos indígenas, cooperativas e entidades de manejo comunitário.

 

Envio e Validação das Candidaturas

As candidaturas para as vagas poderão ser realizadas entre os dias 10 e 24 de novembro, por meio deste formulário. Todas as candidaturas recebidas serão confirmadas por e-mail. No dia 25 de novembro, serão divulgados os nomes das organizações candidatas.

Nos dias 26 e 27 de novembro, as candidaturas serão validadas pelos Fóruns Regionais aos quais as organizações pertencem, para confirmar se elas são membros ativos, conforme os respectivos regimentos internos. Durante esse período, recursos poderão ser apresentados e avaliados pelo Conselho.

 

Processo Eleitoral

A eleição será feita entre pares: as organizações da sociedade civil elegerão outras organizações da sociedade civil. A votação ocorrerá entre os dias 1 e 9 de dezembro. Cada organização participante terá direito a um voto.

Caso uma organização tenha mais de um(a) representante nos Fóruns ou participe de vários Fóruns, será permitido apenas um voto por organização. O resultado da eleição será divulgado no dia 10 de dezembro, com a possibilidade de interposição de recursos até o dia 11. A análise dos recursos ocorrerá em 12 de dezembro, e o resultado final será publicado no dia 15.

O mandato dos novos membros do Conselho de Coordenação terá início no dia 1º de janeiro de 2026, com duração de três anos, sem possibilidade de reeleição. A primeira reunião do novo Conselho está prevista para fevereiro de 2026.

 

Cronograma Eleitoral

  • 10 a 24 de novembro: Período de envio das candidaturas para participantes ativos nos Fóruns Regionais;
  • 25 de novembro: Divulgação das candidaturas recebidas;
  • 26 e 27 de novembro: Validação das candidaturas pelas secretarias executivas dos Fóruns, com interposição e análise de recursos;
  • 1 a 9 de dezembro: Período de votação;
  • 10 de dezembro: Divulgação dos resultados;
  • 11 de dezembro: Prazo para interposição de recursos;
  • 12 de dezembro: Análise dos recursos;
  • 15 de dezembro: Divulgação do resultado final;
  • 1º de janeiro: Início dos mandatos.

 

Sobre o Conselho de Coordenação

O Conselho de Coordenação tem a responsabilidade de formular políticas e estratégias de atuação do Diálogo Florestal, além de deliberar, orientar e monitorar as ações da organização, com o suporte da Coordenação Executiva Nacional. Entre as principais funções do Conselho, estão:

  • Elaborar e executar o plano de ação;
  • Definir e alocar recursos financeiros para a execução do plano;
  • Reunir-se com instituições públicas e privadas para estabelecer parcerias de interesse comum;
  • Definir a organização responsável pela gestão administrativa e financeira do Diálogo, além de fixar a remuneração da Coordenação Executiva Nacional;
  • Apoiar a captação de recursos e a implementação do plano de ação;
  • Decidir sobre questões submetidas pela Coordenação Executiva Nacional;
  • Aprovar doações de pessoas físicas e jurídicas.

Além das vagas para organizações da sociedade civil, também está aberta uma vaga para empresas. A eleição para essa vaga será realizada exclusivamente entre as empresas que integram o Conselho.

Para mais informações, escreva para fernanda.rodrigues@dialogoflorestal.org.br.

Autora: Luana Carvalho
Revisão: Fernanda Rodrigues e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Vitor Lauro Zanelatto