Última etapa do Diálogo do Uso no Solo no Espírito Santo consolida ações para a bacia dos rios Conceição e Jabuti

dez 12, 2025 | Fórum Florestal do Espírito Santo, LUD, Notícias

No dia 13 de novembro de 2025, o Fórum Florestal Capixaba e o Diálogo Florestal promoveram a Oficina de Finalização do LUD (sigla em inglês de Land Use Dialogue, Diálogo de Uso do Solo) na bacia dos rios Conceição e Jabuti, local estratégico que compõem a Rota da Ferradura, destino que tem se consolidado como rota turística, em Guarapari (ES). Realizado no Instituto Topo de Céu, o encontro marcou a etapa final do processo participativo, reunindo representantes de comunidades locais, organizações da sociedade civil, setor produtivo, academia e poder público.

A oficina teve como objetivo consolidar os aprendizados das etapas anteriores: Diálogo de Escopo e Diálogo de Campo e construir de forma coletiva as bases do Plano de Ação da Paisagem, com foco sustentável do uso do solo, conservação da biodiversidade e fortalecimento da governança territorial.

A programação teve início com uma apresentação sobre o histórico do LUD no território e os marcos alcançados, como: A definição da visão de paisagem comum para a bacia; a identificação participativa das ações estratégicas prioritárias e a sistematização dos desafios e oportunidades mapeadas em campo.

Na segunda parte da oficina, os participantes se dedicaram à formulação do Plano de Ação da Paisagem. Para cada ação estratégica priorizada, foram definidos elementos-chave como: Estratégia de implementação; Atores responsáveis e parcerias chave; Estimativa de investimentos necessários; Fontes potenciais de financiamento e apoio técnico.

Além disso, foram debatidos mecanismos de monitoramento e avaliação adaptativa, com o objetivo de garantir a continuidade das ações e estimular um ciclo de aprendizado e aperfeiçoamento contínuo.

As prioridades foram organizadas em eixos estratégicos, que refletem as demandas e oportunidades do território:

  1. Barragens para conservação da água dos rios 
  2. Pleitear a implantação do “Programa Reflorestar” e ampliar adesões ao Programa
  3. Saneamento básico e destinação adequada dos efluentes domésticos
  4. Preservação da paisagem cênica e o paisagismo do trajeto da Rota da Ferradura
  5. Projetos de restauração e reflorestamento

 

Como encaminhamentos e próximos passos, a oficina encerrou a etapa de construção do LUD na bacia Conceição e Jabuti, apontando os seguintes encaminhamentos: Sistematização das contribuições da oficina; Consolidação do Plano de Ação; Planejamento da fase de mobilização e monitoramento.

O evento reforçou o compromisso dos diversos setores com uma visão de paisagem integrada e resiliente, alinhada aos princípios do Diálogo Florestal: colaboração multissetorial, respeito à diversidade de atores e promoção de soluções sustentáveis para o uso da terra. O resumo das co-lideranças sobre a oficina de finalização será publicado nas próximas semanas.

O Diálogo de Uso do Solo na Bacia dos Rios Conceição e Jabuti é uma iniciativa do Diálogo Florestal e do Fórum Florestal Capixaba, co-realizado pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO) e Associação Ecológica Força Verde, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari e Instituto Topo do Céu.

Autoria: Luana Carvalho
Revisão: Fernanda Rodrigues e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Fernanda Rodrigues