Atualizações do Comitê Executivo e do Conselho de Coordenação
Em recente reunião do Comitê Executivo do Diálogo Florestal foram atualizadas as informações sobre as atividades em andamento do DF e dos Fóruns Florestais Regionais.
Entre as atualizações apresentadas durante a reunião do Comitê estão a renovação de participantes no Fórum Florestal da Bahia, que realizou uma reunião plenária em abril e contou com a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) allém de representantes de empresas, abordando temas relevantes para a região.
O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina também promoveu uma reunião em abril, onde foram discutidos assuntos como o Diálogo do Uso do Solo (LUD). A participação ativa dos membros tem sido um destaque, e um formulário foi enviado para levantar as expectativas dos participantes.
Já o Fórum Florestal Paulista havia realizado uma plenária presencial em fevereiro, com a participação de novas organizações. O tema central foi a conservação da biodiversidade, e um grupo de ação foi formado para dar continuidade aos trabalhos prioritários definidos em 2020.
No Rio de Janeiro, o Fórum Florestal Fluminense realizou sua primeira reunião do ano em abril, destacando o desenvolvimento da silvicultura como foco das discussões. O Fórum tem trabalhado para apoiar e compreender o processo de licenciamento florestal nessa área. Além disso, os membros do Fórum participaram de uma audiência pública que abordou temas relevantes para a restauração e silvicultura.
Conselho de Coordenação
O Conselho Diretor do Diálogo Florestal também se reuniu em junho. Durante a reunião, foi apresentado o plano de captação de recursos para apoio a eventos e trabalhos no contexto de paisagens. Os presentes ao encontro também tiveram acesso ao orçamento quadrienal. Além disso, também já estão sendo definidos os detalhes para o Encontro Nacional anual, a ser realizado em outubro.
Autoria: Juliane Ferreira