Conselho de Coordenação nacional do Diálogo Florestal tem três novas organizações da sociedade civil

dez 19, 2025 | Notícias

Três novas organizações da sociedade civil foram eleitas para compor o Conselho de Coordenação nacional do Diálogo Florestal. A votação foi realizada entre os dias 05/12 e 15/12.

As duas vagas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) cujo o mandato encerra em 2025 e a cadeira vacante por conta da expansão do número de vagas no Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal já contam com representação definida. A definição foi realizada por eleição entre pares, ou seja, a membresia do Diálogo Florestal que compõe o quadro de OSCs.

A votação definiu as seguintes organizações como eleitas:

Apremavi – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida

Titular: Miriam Prochnow | Suplente: Carolina Schaffer

Instituto BVRio

Titular: Roberta Rubim del Giudice | Suplente: Daniela Pires Albuquerque

Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais

Titular: Paulo Aparecido Pizzi | Suplente: Daniel Zambiazzi Miller

 

O mandato das organizações eleitas inicia em 01/01/2026, e a  primeira reunião do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal em 2026 está prevista para ocorrer no mês de fevereiro. 

Fernanda Rodrigues, Coordenadora Executiva nacional do Diálogo Florestal, comenta sobre as próximas etapas da  renovação do Conselho de Coordenação: “Agora, após o encerramento da eleição, vamos apresentar o regimento interno e dar as boas-vindas para a nova formação do Conselho. Desde já agradecemos as organizações candidatas e também quem participou da eleição pela disposição em contribuir com o Diálogo Florestal”. Rodrigues também registra gratidão aos membros do Conselho de Coordenação que finalizam os mandatos em 2025: “Agradecemos imensamente a contribuição de Miguel Calmon e Beto Mesquita (Conservação Internacional Brasil) e José Júnior e Marcos Lemos (Grupo Ambiental Natureza Bela) pela atuação brilhante nesses três últimos anos e apoio na definição das ações estratégicas do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal”, finaliza.

 

Sobre o Conselho de Coordenação

O Conselho de Coordenação tem a responsabilidade de formular políticas e estratégias de atuação do Diálogo Florestal, além de deliberar, orientar e monitorar as ações da organização, com o suporte da Coordenação Executiva Nacional.

Entre as principais funções do Conselho, estão:

・Elaborar e executar o plano de ação;

・Definir e alocar recursos financeiros para a execução do plano;

・Reunir-se com instituições públicas e privadas para estabelecer parcerias de interesse comum;

・Definir a organização responsável pela gestão administrativa e financeira do Diálogo;

・Apoiar a captação de recursos e a implementação do plano de ação;

・Decidir sobre questões submetidas pela Coordenação Executiva Nacional;

・Aprovar doações de pessoas físicas e jurídicas.

Autor: Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Fernanda Rodrigues
Foto de capa: (CC) André Cherri/WRI Brasil