Consulta do Ministério do Meio Ambiente vai ouvir especialistas para aperfeiçoar gestão de espécies exóticas invasoras no Brasil
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBIO), inicia no dia 1 de novembro a primeira consulta a especialistas e técnicos referente ao processo de “Desenvolvimento e aplicação do protocolo de avaliação de risco e planos de ação para as vias/vetores de introdução e dispersão de espécies exóticas invasoras no Brasil”. O objetivo é receber contribuições que colaborem na análise dessa proposta metodológica.
A consulta pode ser acessada por meio deste link de 01 a 22 de novembro.
Um dos resultados estratégicos do Planejamento Estratégico do Diálogo Florestal é de “ter contribuído para a adesão às ações de conservação definidas em instrumentos de planejamento de políticas públicas e privadas”. Além disso, o DF tem atuado para disseminar informações sobre o tema e promover o debate a respeito das espécies exóticas por meio da publicações de estudos como o material produzido pelo Fórum Florestal do Rio grande do Sul: Controle de Dispersão de Pinus. A publicação traz orientações práticas para evitar a expansão descontrolada e contribuir para a sustentabilidade da produção de pinus.
Autoria: Juliane Ferreira