Diálogo Florestal abre uma vaga para sociedade civil no Conselho de Coordenação nacional
O Conselho de Coordenação é a instância que lidera os trabalhos do Diálogo Florestal no Brasil e conta atualmente com 12 representantes, sendo 5 empresas, 6 organizações da sociedade civil e 2 instituições de ensino e pesquisa. Além das reuniões periódicas do Conselho de Coordenação, os membros do Diálogo Florestal / Fóruns Florestais Regionais se reúnem anualmente em plenária para definir os rumos da organização. Fazem parte do Conselho de Coordenação as seguintes empresas: Cenibra, CMPC Celulose Riograndense, Suzano, Klabin e Veracel. As organizações da sociedade civil membros do Conselho de Coordenação são: Amigos da Terra Amazônia Brasileira, Natureza Bela, IMAFLORA, Instituto BVRio, Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e Conservação Internacional, além de Embrapa Amazônia Oriental e Unifesp campus Diadema.
Está aberta 1 vaga para organização da sociedade civil com mandato de 3 anos sem possibilidade de reeleição, de acordo com decisão da plenária do Encontro Nacional de 2020, que deliberou uma frequência para renovação periódica do conselho. De acordo com o critério de antiguidade, deixa o conselho em janeiro de 2024 o Instituto BVRio.
Quem pode se candidatar
- As organizações da sociedade civil que integram qualquer dos Fóruns Florestais Regionais;
- Para fins de candidatura ao conselho nacional, são consideradas organizações da sociedade civil: ONGs, associações comunitárias, indígenas, cooperativas e organizações de manejo comunitário.
Envio de candidaturas
As candidaturas para a vaga da organização da sociedade civil poderão ser realizadas entre 16 e 30 de novembro através deste formulário. Todas as organizações que se candidatarem receberão e-mail de confirmação de recebimento e aceite. Dia 01 de dezembro serão divulgados os nomes das candidatas.
Validação da candidatura
Dias 04 e 05 de dezembro as candidaturas serão validadas pelo Fórum Regional que a organização participa, para confirmar se a organização é membro ativo do Fórum, de acordo com seu regimento interno/regras. Neste período eventuais recursos poderão ser interpostos, que serão avaliados pelo conselho.
Eleições
A eleição será feita entre pares, ou seja, as organizações da sociedade civil vão eleger organizações da sociedade civil. A votação será realizada entre os dias 06 e 15 de dezembro. Conheças as 6 organizações candidatas aqui.
Cada participante terá direito a um voto.
Caso a organização tenha mais de um(a) representante nos Fóruns ou participe de vários Fóruns, note que a organização poderá votar apenas uma vez.
Dia 18 de dezembro o resultado será divulgado, e eventuais recursos poderão ser submetidos no dia 19. No dia 20 de dezembro os eventuais recursos serão avaliados e no dia 21 o resultado será divulgado.
Posse da nova formação do Conselho
O mandato se inicia no dia 01 de janeiro de 2024 com duração de 3 anos, sem possibilidade de reeleição. A primeira reunião do Conselho está prevista para ocorrer em fevereiro de 2024.
Cronograma
As eleições seguirão o seguinte cronograma:
- 16 -30 de nov.: período para envio de candidaturas por participantes ativos nos Fóruns Regionais;
- 01 de dez.: divulgação das candidaturas recebidas;
- 04 – 05 dez.: validação das candidaturas pelas secretarias executivas dos Fóruns e interposição e análise de eventuais recursos;
- 06 a 15 de dez.: período para votação nas eleições;
- 18 de dez.: divulgação do resultado das eleições
- 19 de dez.: prazo para interposição de recursos;
- 20 de dez.: análise de eventuais recursos;
- 21 de dez.: divulgação do resultado;
- 01 de jan.: início do mandato.
Sobre o Conselho de Coordenação nacional
Ao Conselho de Coordenação compete formular políticas e estratégias de atuação do Diálogo Florestal, assim como deliberar, controlar e orientar as ações do Diálogo, com apoio da Coordenação Executiva Nacional. Compete ao Conselho de Coordenação, entre outras, as seguintes atividades:
- Elaborar e executar o plano de ação;
- Definir a alocação de recursos financeiros suficientes para execução do plano de ação;
- Reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração, em atividades de interesse comum;
- Definir a organização que sedia a gestão administrativa e financeira que dá apoio à Coordenação Executiva Nacional e operacionalização das ações do Diálogo Florestal definido o valor de remuneração para tal;
- Fixar os valores de remuneração da Coordenação Executiva Nacional, acompanhar e dar apoio à realização das ações a ela destacadas;
- Apoiar os planos de captação de recursos e acompanhar a implementação do plano de ação e orçamento;
- Decidir sobre questões que lhe forem submetidas pela Coordenação Executiva Nacional;
- Apoiar a Coordenação Executiva Nacional no planejamento de cada Encontro Nacional;
- Aprovar o ingresso de novos membros;
- Aprovar doações de pessoas físicas ou jurídicas.
Além das vagas para organizações da sociedade civil, também está aberta uma vaga para empresas. A eleição para esta vaga será realizada no âmbito das empresas que compõem o Conselho.
Qualquer dúvida, escreva para fernanda.rodrigues@dialogoflorestal.org.br