Diálogo Florestal publica relatório do Encontro Nacional de 2020

nov 10, 2020 | Notícias

O Encontro Nacional do Diálogo Florestal este ano marcou os 15 anos da iniciativa no Brasil. Realizado pela primeira vez de forma virtual, em função das recomendações para isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, o encontro reuniu 55 pessoas nas sessões exclusivas para integrantes do Diálogo, 227 ouvintes na sessão pública sobre os 15 anos realizada no dia 22 de setembro e 290 internautas no bate papo sobre o cenário pós-pandemia realizado na manhã do dia 23 de setembro.

Apesar da distância física, os dois dias de encontro foram um momento de apresentação dos resultados do trabalho do Diálogo Florestal no Brasil, promoção de reflexões, troca de experiências e informações entre os participantes, além de deliberação sobre as próximas atividades que serão desenvolvidas.

 

Apresentação das principais atividades do Diálogo Florestal em 2019/2020 e andamento das ações previstas no Plano de Ação até 2022

Fernanda Rodrigues, Secretária Executiva do Diálogo Florestal, apresentou durante o encontro os principais resultados de 2019/2020 com base nos objetivos e metas aprovadas no Encontro Nacional em maio 2018, com destaque para as atividades executadas e/ou em andamento listadas no Plano de Ação para o Diálogo Florestal 2019 – 2022 que contempla os 8 objetivos listados:

  1. Fortalecer e multiplicar ações de conservação da natureza nos territórios de atuação do Diálogo Florestal
  2. Ampliar o alcance temático, territorial e institucional do DF
  3. Expandir a atuação do DF para a Amazônia
  4. Debater temas estratégicos relacionados aos objetivos do Diálogo Florestal e buscar posicionamento, quando possível
  5. Análise de conjuntura: impactos da pandemia para o Diálogo Florestal e o compromisso para o futuro que queremos
  6. Assegurar a participação e a interação do DF com o meio acadêmico
  7. Fortalecer os Fóruns Regionais (FR)
  8. Promover o Diálogo Florestal para ampliar sua influência e a difusão de conteúdos
  9. Buscar a sustentabilidade do DF, garantindo a sua viabilidade executiva e financeira a longo prazo

 

Casos vencedores e premiação simbólica da chamada pública para publicação do vol. 2 da série Casos de Sucesso: “Árvores Plantadas e Sociedade”

Transmitida pelo Canal YouTube do Diálogo Florestal, uma das sessões públicas anunciou os casos vencedores e lançou o segundo volume da série Casos de Sucesso: Árvores Plantadas e Sociedade. A sessão foi conduzida pelo comitê avaliador da série Casos de Sucesso – formado por Rodrigo Castro (Solidaridad Network), Andrea Azevedo (Instituto Conexus) e Sérgio Adeodato (Jornalista), e contou com uma apresentação resumida de cada caso vencedor seguida da premiação simbólica. Os vencedores estão listados:

  • 1º Lugar | Programa Colmeias
  • 2º Lugar | Programa Matas Sociais
  • 3º Lugar | Projeto Aflorar da Norflor
  • Menção Honrosa | Projeto de resgate de abelhas nativas e fortalecimento da cadeia de valor da meliponicultura

 

Painel “Pandemia e desafios da humanidade: reflexões para o mundo que queremos”

Maurem Alves (CMPC) e Miriam Prochnow (Apremavi) foram as debatedoras do Painel que teve Roberto Waack (Chatham House Fellow) como keynote speaker e refletiu sobre o cenário de pandemia e os desafios da humanidade. Entre os pontos relevantes abordados pelos panelistas estava o entendimento de que a humanidade caminha para uma maior conexão entre os seres humanos e a natureza e a presença de uma organização como o Diálogo Florestal para a leitura dos contextos, a proximidade com a realidade das pessoas, a escuta, a participação e o envolvimento das pessoas é fundamental. Também foi abordada a importância de negócios ligados ao capital natural serem inclusivos, pois não se pode dissociar a responsabilidade individual e organizacional e seus efeitos nas mudanças climáticas.

Análise de conjuntura: impactos da pandemia para o Diálogo Florestal e o compromisso para o futuro que queremos

Para fechar o Encontro Nacional de 2020 a última sessão fez uma análise de conjuntura e abordou os impactos da pandemia para o desenvolvimento do trabalho do Diálogo Florestal. Os expositores do painel foram os convidados Luiz Tapia (Veracel) e Maurício Bianco (Conservação Internacional) acompanhados dos Secretários Executivos dos Fóruns Regionais – Dalce Ricas (Fórum Florestal Mineiro), Edilaine Dick (Fórum Florestal do Paraná e Santa Catarina), Gilmar Dadalto (Fórum Florestal Espírito Santo), Márcio Braga (Fórum Florestal da Bahia) e Murilo Mello (Fórum Florestal Paulista).

Entre os pontos abordados foi destacada a importância da presença, do contato e da confiança para o acontecimento do diálogo e o isolamento social foi um desafio para os fóruns pela falta de entrosamento entre os membros ou até pelas dificuldades de interação com as comunidades que ainda não tem acesso à tecnologia. Esse ponto levou o grupo a constatar que existe uma necessidade de reinvenção dos processos de comunicação e uso de novas estratégias, ressaltando que a pauta ambiental como um todo deve ganhar visão estratégica durante e após esse momento.

Essa recomendação vem de encontro com a avaliação do evento que apontou que entre as vantagens do encontro ter sido realizado de forma virtual os participantes destacam a possibilidade de participação pública como fundamental para que o Diálogo Florestal possa se fazer presente em diferentes fóruns, bem como envolver o público nos assuntos debatidos sob a coordenação de profissionais qualificados e também contribuir com sinergia para fortalecer o propósito da conservação e do uso racional dos recursos naturais.

O Relatório do Encontro Nacional de 2020 está disponível aqui.

Autora: Carolina Schäffer.