Encontro multisetorial identifica sinergias para a conservação do Jaguari
No último dia 05 de abril, 27 instituições, entre elas ONGs, empresas, organizações do Poder Público Municipal, Estadual e Federal e Universidades, representadas por 48 pessoas, dialogaram e identificaram conexões e sinergias para a Conservação da Água e Biodiversidade na Bacia do Rio do Peixe (Jaguari), em São José dos Campos/SP, manancial estratégico para o abastecimento da grande São Paulo e Rio de Janeiro.
No encontro, o 25º do Fórum Florestal Paulista, as instituições puderam apresentar seus projetos e ações para o manancial. Foram 17 projetos apresentados que subsidiaram o trabalho de identificação de conexões, estabelecimento de responsabilidades e próximos passos. Além das atividades propostas, o encontro favoreceu conversas sobre parcerias e ações conjuntas.
No final, ficou evidente que o movimento para o trabalho conjunto na região é forte e tem um grande potencial de aumentar ainda mais. Ficaram estabelecidas conexões para o Planejamento Territorial na bacia, a Gestão de Fragmentos e Conectividade. Um grupo que conversou sobre Biodiversidade elencou a jacutinga, muriqui e sagui-da-serra-escuro como espécies bandeira para região e já determinou a realização de próximos encontros específicos para tratar do assunto. Ainda outros três grupos conversaram sobre Água, Educação Ambiental e Cadeias Produtivas Florestais. Os resultados estão sendo sistematizados pela equipe do IPPLAN que, gentilmente e de maneira bastante motivada, conduziram os trabalhos durante o encontro. Em breve as conexões e encaminhamentos identificados estarão disponíveis no site do Diálogo Florestal.
Instituições participantes do XXV Encontro do Fórum Florestal Paulista
Associação Corredores do Vale do Paraíba (ACVP)
Associação Pró-Muriqui
CESP
Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS)
Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN-SMA)
Eucatex
Fazenda da Serra
Fibria
Floresta Brasil
Fundação Florestal – APA de São Francisco Xavier
Grupo Consciência Ecológica (GCE)
Imaflora
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – APA Mananciais do Paraiba do Sul
Instituto Coruputuba
Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IPPLAN)
Instituto Etno
Instituto Itapoty
Instituto Refloresta
Instituto Suinã
Klabin
Muriqui Instituto de Biodiversidade
Prefeitura de São José dos Campos (SEMEA e SPU)
SAVE Brasil
Sub-Prefeitura de São Francisco Xavier
Suzano Papel e Celulose
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
WWF
O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.