Encontro Nacional do Diálogo Florestal será realizado em novembro
Reserve sua agenda! Nos dias 17 e 18 de novembro, representantes de empresas, associações setoriais, organizações da sociedade civil, grupos comunitários, povos indígenas, associações de classe e instituições de ensino, pesquisa e extensão estarão reunidos no Encontro Nacional Diálogo Florestal 2021.
Com sessões públicas que serão transmitidas pelo YouTube e outras exclusivas para participantes, o objetivo é apresentar os resultados do trabalho do Diálogo Florestal no Brasil, promover reflexões, a troca de experiências e informações entre os participantes, além de compor nova formação do Conselho de Coordenação. O evento contará com a participação dos representantes do Conselho de Coordenação, dos Fóruns Florestais e palestrantes. Confira a programação:
17 de novembro
Manhã – Sessão pública (YouTube)
10h00 – 10h20: Boas-vindas e apresentação da programação pelo Conselho de Coordenação
10h20 – 10h40: Apresentação das principais atividades do Diálogo Florestal e andamento das ações previstas no Plano de Ação até 2022 – Fernanda Rodrigues, secretária executiva
10h40 – 11h40: Atuação dos Fóruns Regionais do Diálogo Florestal sobre ações/resultados que geraram maior impacto positivo no contexto do Fóruns Florestais e principais desafios, com participação de:
- Fórum Florestal da Amazônia: Milton Kanashiro e Meriana Santos;
- Fórum Florestal da Bahia: Victoria Rizo;
- Fórum Florestal Capixaba: Gilmar Dadalto;
- Fórum Florestal Fluminense: Jorge Alonso;
- Fórum Florestal Mineiro: Elizabete Lino;
- Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina: Vitor Zanelato;
- Fórum Florestal Paulista: Murilo Melo.
11h40 – 12h00: Perguntas e respostas.
Tarde – Plenária do Encontro Nacional (exclusivo para participantes inscritas(os)):
14h00 – 14h20: Boas-vindas e acolhimento
14h20 – 16h30: Novos modelos de financiamento, com as seguintes participações:
- Modelos de captação de recursos para projetos – João Paulo Vergueiro, Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR);
- Mercado de investimentos em negócios de impacto socioambiental – SITAWI;
- Soluções financeiras inovadoras – Conexsus – Frineia Rezende;
- Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) – Márcio Braga.
18 de novembro
Manhã – Sessão pública (YouTube)
10h00 – 12h00: Implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA) no Brasil – avanços e perspectivas nacionais, com participação de:
- Diálogo Florestal: Fernanda Rodrigues;
- Aliança pela restauração na Amazônia: Joice Nunes Ferreira, Embrapa Amazônia Oriental;
- Pacto pela restauração da Mata Atlântica: Maria Otávia Crepaldi;
- Observatório do Código Florestal: Roberta Del Giudice.
Tarde – Plenária do Encontro Nacional (exclusivo para participantes inscritas(os))
14h00 – 16h10: Sessão sobre intensificação sustentável no setor florestal: conceitos, questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas, com:
- Daniela Vilela (FSC Brasil) – discussões no âmbito do FSC;
- Yeda Malheiros de Oliveira (Embrapa Florestas) – reflexões e considerações sobre o tema;
- Diálogo em grupos sobre principais questões que devem ser consideradas nos âmbitos ambiental, social e econômico seguido de apresentação dos grupos e discussão plenária.
16h10 – 16h20: Intervalo
16h20 – 16h50: Nova formação do Conselho de Coordenação, com divulgação do resultado da eleição de 3 novas organizações da sociedade civil e 2 instituições de ensino e pesquisa.
16h50 – 17h00: Avaliação e encerramento
Participe
O link para as sessões exclusivas para participantes dos Fóruns Regionais será enviado para quem realizar sua inscrição através deste formulário. Para as sessões matinais, públicas não é necessária inscrição, basta acessar o canal YouTube do Diálogo Florestal.
Autora: Fernanda Rodrigues.
Parabéns aos organizadores pelo programa riquíssimo de palestras e debates. Porém, gostaria de me posicionar contra o título de uma das apresentações “Aliança pela restauração na Amazônia” : Joice Nunes Ferreira, Embrapa Amazônia Orienta. O título com a palavra “RESTAURAÇÃO” da Amazônia, dá uma ideia errada sobre o bioma, já que sabemos que este tem mais de 80% preservado. O título correto, na minha visão sobre a Região Amazônica, seria: Pacto pela preservação da Amazônia: Joice Nunes Ferreira, Embrapa Amazônia Oriental.
Olá Pedro, obrigada por seu comentário, no entanto este não é um título mas o nome de uma organização: “Aliança pela Restauração na Amazônia”: https://www.aliancaamazonia.org.br/