VIII Reunião do Fórum Florestal da Amazônia
O Fórum Florestal da Amazônia esteve reunido no dia 17 de abril para reunião plenária. Durante o encontro, foi aprovada por aclamação a Associação Ecológica Guaporé – Ecoporé como a primeira secretaria executiva do Fórum.
A plenária foi atualizada quanto às ações que vêm sendo desenvolvidas pelos quatro Grupos de Trabalho. O GT Recursos Florestais destacou o debate em andamento sobre espécies incluídas na lista CITES e UPAs únicas, além da discussão acerca do monitoramento de parcelas permanentes, e a definição do foco de trabalho no tema das UPAs únicas.
Integrantes do GT Mercado trouxeram para a pauta o tema da legalidade e o GT Governança Territorial / Políticas Públicas destacou que tem atuado com foco em questões fundiárias, pretendo lançar um posicionamento para apresentação do Fórum Florestal da Amazônia em breve. A partir das discussões apresentadas pelos outros GTS, o Grupo de Comunicação irá elaborar uma estratégia de divulgação e promoção das atividades do Fórum.
Na seção final da reunião onde são feitas atualizações e informes por parte da secretária executiva e dos membros, com destaque para a realização de mais uma etapa do Diálogo do Uso do Solo, o diálogo de campo na região de Tomé-Açu em março de 2023; a realização de webinars sobre Programas de Regularização Ambiental (PRA) e PRADAs ao longo dos próximos quatro meses e a data do próximo Encontro Nacional do Diálogo Florestal em outubro.
Acesse as notas da reunião.
Autoria: Juliane Ferreira