Fórum Florestal da Bahia elege nova secretária executiva
Porto Seguro, Bahia, foi o local escolhido para sediar a 84ª Reunião Plenária do Fórum Florestal da Bahia, realizada nos dias 27 e 28 de junho, no Hotel Solar do Imperador.
A plenária selecionou a pessoa que passa a assumir a secretaria executiva do Fórum no lugar de Victoria Rizo, que deixa o FFBA após dois anos de contribuição. Erica Munaro, engenheira florestal formada na UFRRJ com mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, será responsável por planejar e realizar encontros do Fórum e reuniões dos grupos de trabalho, acompanhar, relatar e apoiar o monitoramento de resultados, prazos e responsabilidades. Entre suas atribuições estão ainda supervisionar o andamento dos acordos do Fórum, facilitar a comunicação entre os participantes, percorrer o território e suas comunidades, estabelecer contato com lideranças comunitárias, produtores rurais, entes públicos, dentre outros, identificando potenciais situações de conflito.
Erica também atua como assistente no Programa Brasil-Neotrópico, uma parceria entre o IPÊ e a ELTI/YALE – Environmental Leadership Training Initiative da Yale School of the Environment, onde apoia a organização de cursos de aperfeiçoamento técnico nas áreas de restauração ecossistêmica e agricultura sustentável.
A reunião também contou com a apresentação sobre Monitoramento de Uso do Solo. A empresa Digital Rural apresentou os resultados da nova plataforma, discutindo os próximos passos e fornecendo informações sobre um workshop futuro. O Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) também compartilhou atualizações sobre a iniciativa.
Durante a reunião, os participantes foram atualizados quanto às ações que estão sendo desenvolvidas pelos grupos de trabalho. Em seguida, a plenária discutiu os ofícios enviados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) sobre espécies exóticas em áreas de preservação, bem como o documento sobre Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) relacionadas ao aeroporto de Santa Cruz Cabrália.
Agradecemos a dedicação de Victoria Rizo e damos boas-vindas à Erica Munaro.
Autoria: Juliane Ferreira