Fórum Florestal da Bahia participa de curso de Recuperação Produtiva

jul 8, 2024 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

A qualificação profissional oferecida pelo Instituto Ipê visa estimular sistemas produtivos sustentáveis, uma das metas estabelecidas pelo fórum

 

Representantes do Fórum Florestal da Bahia (FFBA) estiveram presentes virtualmente, neste semestre, na 2ª edição do Curso de Recuperação Produtiva, promovido pelo Instituto Ipê, uma das instituições que integra o FFBA.

 Por meio de duas edições, o curso foi disponibilizado de forma gratuita em rede nacional a 87 profissionais, sendo que 10 dos participantes que concluíram o curso são representantes de instituições que atuam na área de abrangência ou instituições membro do Fórum Florestal da Bahia, entre elas, Instituto Ciclos de Sustentabilidade e Cidadania, Grupo Ambiental Natureza Bela, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Rede Povos da Mata, Secretaria de Meio Ambiente de Vereda e as empresas Suzano e Veracel Celulose. 

O curso teve como objetivo fornecer aperfeiçoamento técnico, a partir de bases científicas, demonstrando exemplos de sistemas produtivos que podem contribuir com a transformação de paisagens rurais em potenciais Corredores de Biodiversidade. Entre os temas abordados no curso, estão os modelos de sistemas produtivos classificados em: Sistemas Agroflorestais (SAF), Sistemas Silvipastoris (SPS) e Silvicultura de Nativas. 

 De acordo com a secretária executiva do FFBA, Erica Munaro, a formação apoia o cumprimento do Plano de Ação do Diálogo Florestal visando estimular os membros do fórum na elaboração de projetos e captação de recursos para minimizar os efeitos negativos de exploração insustentável de recursos naturais, além de incentivar melhores práticas na agricultura, estimular o consórcio agrossilvipastoril, a economia verde e o cumprimento do código florestal. 

“A qualificação de profissionais das instituições representantes do FFBA, possibilita tanto a melhoria na qualidade dos projetos de captação de recursos quanto um maior embasamento técnico na orientação aos agricultores atendidos por esses profissionais”, ressalta a secretária do fórum.  

  Para a participante, Carielli Souza, coordenadora de projetos do Grupo Ambiental Natureza Bela, o curso agregou conhecimentos desde o planejamento, manejo, manutenção das áreas, comercialização, escoamento dos produtos, entre outras experiências com sistemas produtivos sustentáveis. “Minha vontade é de que cada agricultor e agricultora da região possa ter acesso a esse conhecimento e a aplicar na prática as experiências que vem dando certo como os sistemas agroflorestais.”

Para Wilma Sena, Analista de Responsabilidade Social da Veracel Celulose, o curso a inspirou a sensibilizar sua rede profissional. “Tive acesso a informações sobre como é possível integrar práticas sustentáveis nos empreendimentos, não apenas para preservar o meio ambiente, mas também para impulsionar a lucratividade”, complementa.

 

Aspectos do Sul da Bahia 

 A região sul da Bahia possui uma diversidade botânica reconhecida como um hotspot de biodiversidade. Os fragmentos florestais remanescentes nesta área fazem parte do Corredor Central da Mata Atlântica, uma iniciativa focada na expansão da conectividade florestal através da restauração de ecossistemas e da promoção de sistemas de produção sustentáveis. 

No entanto, a região também enfrenta uma série de desafios socioambientais que impactam tanto a população local quanto o ecossistema. O desmatamento e a perda de biodiversidade resultantes da expansão agrícola convencional, da expansão do setor imobiliário e da exploração madeireira ilegal estão entre os principais desafios. Essas questões não apenas criam tensões sociais, mas também têm efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

Este curso também colabora com a concretização da visão da paisagem construída no âmbito do Diálogo do Uso do Solo no entorno do Parque Nacional do Pau Brasil e Estação Veracel, que vem sendo desenvolvido na região desde o final de 2020.   

 

Sobre o Fórum Florestal da Bahia

O Fórum Florestal da Bahia é um canal dialógico que tem como objetivo identificar agendas comuns entre empresas do setor florestal, organizações não governamentais, organizações sociais, instituições de pesquisas e órgãos governamentais de regulamentação e preservação para a promoção de ações efetivas, visando a conservação e restauração do meio ambiente e a geração de benefícios tangíveis, tanto para os participantes do diálogo quanto para a sociedade em geral. 

Desde 2005, o Fórum Florestal da Bahia tem mediado esses conflitos regionais, promovendo acordos entre a sociedade civil, o setor produtivo e o poder público. Essa plataforma colaborativa tem desempenhado um papel crucial no enfrentamento desses desafios e na promoção de soluções sustentáveis.  

 

Legenda da imagem: SAF cacau da Escola de Agroecologia Egídio Bruneto – Prado Bahia

Imagem do SAF arquivo IPÊ/Marcelo Delfino

Imagens de tela: arquivo IPÊ/Mabel Ludka

Autoras: Erica Murano (Fórum Florestal Bahia) e Fernanda Dorta (Eccoa Comunicação)