Fórum Florestal Fluminense destaca oportunidades para ampliar a restauração no estado
Realizada em 28 de novembro de 2025, a Plenária do Fórum Florestal Fluminense (FFF) reuniu seus membros para a apresentação de editais de restauração ecológica em andamento, o alinhamento de informações estratégicas sobre a temática e o fortalecimento do diálogo entre os atores envolvidos na agenda.
O principal objetivo da reunião foi debater as oportunidades a partir de dois editais de restauração florestal em curso: Florestas do Amanhã, do Governo Estadual do Rio de Janeiro, e o Floresta Viva Rio2, executado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Telmo Borges Silveira Filho, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), apresentou os detalhes do edital promovido pelo governo fluminense; e Rodolfo Marçal, representante do Funbio, compartilhou as especificações e resultados esperados para as iniciativas que o fundo apoiará.
Confira a seguir mais informações sobre as oportunidades de financiamento para projetos de restauração ecológica no Rio de Janeiro:
Florestas do Amanhã: metas ambiciosas e foco em manguezais
A apresentação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) trouxe um panorama do programa Florestas do Amanhã, que tem como meta ampliar a cobertura florestal em 440 mil hectares no estado. Foram destacados os esforços para garantir maior transparência nos resultados das ações de restauração.
Outro aspecto ressaltado foi o protagonismo do Rio de Janeiro em estruturar ações de restauração com foco específico em manguezais, além do papel catalisador do Fundo Estadual da Mata Atlântica (FMA-RJ) às iniciativas. A apresentação também abordou critérios de elegibilidade das áreas prioritárias, associados a clima, biodiversidade e desertificação, e aspectos relacionados à geração de renda na cadeia da restauração, incluindo valores de referência para a produção de mudas e capacitação
Floresta Viva Rio 2: fortalecimento da cadeia da restauração
A equipe do Funbio detalhou o segundo edital do Programa Floresta Viva, lançado em 2025, com foco na restauração ecológica e no fortalecimento da cadeia produtiva em quatro regiões hidrográficas do Rio de Janeiro. Foi apresentado um balanço da iniciativa, que já apoiou 53 projetos resultando na implementação de metodologias de restauração ecológica em 9 mil hectares em diferentes biomas
Durante o debate, foram esclarecidas dúvidas sobre o formato do edital, especialmente sobre as organizações aptas a submeter propostas ao edital. A equipe do Funbio esclareceu a estratégia nacional de apoio, alinhada às diretrizes do programa Floresta Viva e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também foram discutidos os conceitos utilizados nos editais e reforçada a importância da clareza sobre o que caracteriza a restauração de ecossistemas, tema que seguirá em debate no âmbito do Fórum Florestal Fluminense.
Próximos passos
Como encaminhamento, as pessoas participantes definiram que nas próximas reuniões serão analisados os resultados alcançados por edições predecessoras dos editais apresentados, buscando contribuir para a transparência, aprimoramento e fortalecimento da agenda de restauração florestal no Rio de Janeiro.
Autoria: Letícia Maria Sella Marques Dias e Luana Carvalho
Revisão: Fernanda Rodrigues e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: (CC) Luciola Vilella – MTUR
