Fórum Florestal Fluminense apresenta propostas no V Simpósio de Restauração Ecológica do Rio de Janeiro
No dia 18 de julho de 2025, durante o V Simpósio de Restauração Ecológica do Rio de Janeiro, realizado na PUC-RJ, Jorge Makhlouta Alonso, secretário executivo do Fórum Florestal Fluminense (FFF) fez uma apresentação que destacou o papel estratégico do Fórum na construção de políticas públicas para o setor florestal do estado.
Durante a fala, Jorge contextualizou a trajetória do Diálogo Florestal, iniciativa criada em 2005 para promover a construção conjunta de soluções sustentáveis entre diferentes segmentos do setor florestal. Inspirado no modelo internacional The Forest Dialogue, Jorge explicou que atualmente o Diálogo Florestal conta com sete fóruns regionais, incluindo o Fórum Florestal Fluminense.
O FFF foi criado em 2008 e, desde 2021, tem concentrado suas atividades no fortalecimento da cadeia produtiva da restauração florestal e no desenvolvimento da silvicultura no estado do Rio de Janeiro. Com a participação de mais de 40 instituições de diferentes segmentos (público, privado, terceiro setor e academia), o Fórum tem contribuído para a discussão e elaboração de políticas públicas, abordando temas como:
- Atualização do marco legal para a silvicultura no estado;
- Implementação efetiva dos distritos florestais demarcados pelo zoneamento ecológico-econômico;
- Adoção de sistemas integrados de produção para fins de silvicultura e restauração florestal;
- Apoio à implementação efetiva da lei de proteção da vegetação nativa (Código Florestal);
- Fortalecimento da cadeia produtiva visando ganho de escala na restauração florestal.
Jorge também compartilhou os resultados de um estudo recente, conduzido por um grupo de trabalho do FFF, que mapeou o potencial para silvicultura e restauração nos distritos florestais do estado. O estudo identificou cerca de 180 mil hectares com potencial para silvicultura e aproximadamente 145 mil hectares para restauração florestal, com destaque para áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais (RLs).
A participação do FFF no simpósio reforça o papel da iniciativa na articulação de políticas públicas, construção de consensos e valorização da ciência como base para decisões que conciliem desenvolvimento e conservação.
> Saiba mais sobre o Fórum Florestal Fluminense e acesse o estudo na íntegra


Registros da participação do FF no V Simpósio de Restauração Ecológica do Rio de Janeiro. Crédito das fotos: © Luana Carvalho
Autoria: Luana Carvalho
Revisão: Fernanda Rodrigues
Foto de capa: Luana Carvalho